Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31459
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Calafange, Conceição Maria Galvão | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T12:07:04Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14T12:07:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 801.95 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31459 | - |
dc.description | CALAFANGE. C. M. G. O racismo na obra Amanhecer Esmeralda: análise da construção da personagem “Manhã". 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo fazer uma análise da construção da personagem negra “Manhã”, da obra Amanhecer Esmeralda (2005). Selecionamos a referida obra, do autor Reginaldo Ferreira da Silva, com o objetivo de discutir acerca da transformação ocorrida na vida da personagem “Manhã” a partir do momento em que ela ouve a história das raízes do povo negro, como também refletir sobre as consequências do racismo na vida da personagem e de seus familiares. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativa. Para embasar as discussões partimos das contribuições teóricas de Brait (1985) e Soares (2007) referentes à construção da personagem e aos elementos que compõem a narrativa ficcional; Almeida (2019), Ribeiro (2019) e Cuti (2010) acerca do racismo; Cademartori (2010) e Salem (1970) sobre Literatura infantojuvenil. A partir da análise da personagem “Manhã”, percebemos o quanto o racismo condiciona os sujeitos a uma posição de desprestígio e inferioridade na sociedade. Com os resultados da pesquisa percebese a relevância de se trabalhar com o gênero literário em sala de aula, pois ele humaniza o homem, além de contribuir na construção de sentidos dos alunos. A obra Amanhecer Esmeralda vem assim enaltecer a força, a história e a cultura do povo negro, buscando romper com os estereótipos negativos que se perpetuaram em nossa literatura e ficaram no imaginário popular, além de contribuir para a construção da identidade dos alunos, pois, ao se verem representados de forma positiva nas narrativas, cresce o sentimento de empoderamento e não de inferioridade entre as crianças negras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Maria de Souza Neves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Análise literária | pt_BR |
dc.title | O racismo na obra Amanhecer Esmeralda: análise da construção da personagem “Manhã" | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ESMERALDA FINAL - CONCEICAO MARIA.pdf | PDF - Conceição Maria Galvão Calafange | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPOSITO.pdf | Termo de depósito | 122.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.