Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Ana Beatriz Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T12:46:30Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14T12:46:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.65 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31468 | - |
dc.description | BEZERRA, A. B. A. O uso das artes visuais como forma de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | É perceptível a dificuldade que os professores encontram em trabalhar a língua inglesa em turmas de Ensino Fundamental e principalmente em turmas de Ensino Médio. De acordo com a BNCC ou Base Nacional Comum Curricular (2017), o ensino de inglês no ambiente escolar assume um “caráter formativo”. Sob a ótica de gêneros e não mais dos tipos textuais tradicionalistas, segundo Schneuwly & Dolz (2004, p. 74), "é através dos gêneros que as práticas de linguagem materializam-se nas atividades dos aprendizes". Diante disso, as artes visuais resultam em uma forma de expressão utilizada pela humanidade através de anos e pode também ser um instrumento de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades do aprendente, com isso pensou-se na criação de um projeto didático pedagógico, cujo objetivo é trabalhar a Língua Inglesa através da arte visual, pintura, e neste exploramos algumas expressões e obras artísticas, relacionando-as com as competências de compreensão das obras em si, trabalhando as habilidades de leitura e escrita, com produção linguística, aspectos gramaticais e culturais, e como colocá-lo em prática através da elaboração de uma Sequência Didática voltada para o contexto escolar específico. Este trabalho, que se configura como uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, fomenta a discussão sobre a importância das artes visuais para o aprendizado de língua inglesa, e sobre os benefícios que a arte visual (pintura) pode proporcionar se implementada dentro do sistema educacional como um meio motivador e facilitador da aprendizagem. O trabalho está fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Villamil(2004), Goldberg(2003), Pougy(2012), Forgas Berdet(2017), Nunes(2013), dentre outros. Através da análise de dados conclui-se que é possível ensinar e aprender através das artes visuais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Artes visual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O uso das artes visuais como forma de ensino-aprendizagem de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 536.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Ana Beatriz Araújo Bezerra.pdf | PDF - Ana Beatriz Araújo Bezerra | 8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.