Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31469
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Janniele Rebeca Trajano da | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T12:49:52Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14T12:49:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31469 | - |
dc.description | SILVA, J. R. T. Contação de história no ensino fundamental I - relato de experiência no estágio supervisionado. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi fruto da vivência durante a disciplina obrigatória Estágio Supervisionado IV (ENSINO FUNDAMENTAL), realizado no período 2022.1, atendendo a uma exigência do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. O estágio foi realizado numa Escola Municipal da cidade de Campina Grande – PB, com a turma do 1° ano do ensino fundamental, entre maio e junho de 2022. O objetivo geral deste artigo centra-se em compreender a importância da contação de histórias para a formação e desenvolvimento da criança no ensino fundamental I. Nesse sentido, a contação de história se consolida como uma prática pedagógica de incentivo ao gosto pela leitura, por isso é imprescindível que os docentes realizem essa prática diariamente, criando nas crianças o desejo de aprender a ler de forma prazerosa. Além de que, é importante destacar que a contação de história, apesar da aparente, simplicidade, de ser executada, exige um preparo do contador/narrador, que deve conhecer a história previamente, utilizar gestos corporais, ficar atento a entonação da voz, além de usar recursos lúdicos para enriquecer o momento. Para a construção teórica deste trabalho, utilizamos como aporte os seguintes autores: Freire (1921); Ferreiro (1995); Abramovich (1997); Barbosa (2006); Lima (2008); Alves (2011); Camargo e Padilha (2016); Borba (2019) e Almeida (2021). Concluiu-se a proposta de implementar a contação de história na sala de aula para contribuir na formação e desenvolvimento da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | Contação de história no ensino fundamental I - relato de experiência no estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Janniele Rebeca Trajano da Silva.pdf | PDF - Janniele Rebeca Trajano da Silva | 408.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 428.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.