Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Maria Aparecida Albuquerque-
dc.date.accessioned2024-05-14T12:51:57Z-
dc.date.available2024-05-14T12:51:57Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31470-
dc.descriptionARAÚJO, M. A. A. Práticas pedagógicas inclusivas com criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino fundamental: relato de experiência. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso configura-se como um relato descritivo de experiência através do qual descrevo algumas atividades desenvolvidas, enquanto Profissional de Apoio a Inclusão Escolar (PAIE) junto a uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) numa escola pública da rede municipal de Campina Grande/PB, durante o ano de 2019. Tal trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da intervenção, suporte e acompanhamento pedagógico de crianças com deficiências no contexto escolar, como instrumentos importantes para a educação numa perspectiva inclusiva. Em termos metodológicos, configura-se como um relato de experiência, como instrumento metodológico utilizamos o diário de campo. Quanto ao referencial teórico, nos embasamos em autores que discutem sobre educação inclusiva e autismo no contexto escolar, como: Estanslau & Bressan (1994); Lago (2007); Mantoan (2003); Milan (2022), entre outros, bem como a legislação vigente no país que rege a educação inclusiva, especialmente a Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Lei nº 13.146/15i - Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Por fim, concluímos que o trabalho de acompanhamento pedagógico a crianças com deficiência no contexto do chamado ensino regular é de extrema importância para a efetivação de uma educação numa perspectiva inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Elisabete Carlos do Valept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAcompanhamento pedagógicopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas inclusivas com criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino fundamental: relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito108.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Maria Aparecida Albuquerque Araújo.pdfPDF - Maria Aparecida Albuquerque Araújo1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.