Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31470
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Maria Aparecida Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T12:51:57Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14T12:51:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31470 | - |
dc.description | ARAÚJO, M. A. A. Práticas pedagógicas inclusivas com criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino fundamental: relato de experiência. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso configura-se como um relato descritivo de experiência através do qual descrevo algumas atividades desenvolvidas, enquanto Profissional de Apoio a Inclusão Escolar (PAIE) junto a uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) numa escola pública da rede municipal de Campina Grande/PB, durante o ano de 2019. Tal trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da intervenção, suporte e acompanhamento pedagógico de crianças com deficiências no contexto escolar, como instrumentos importantes para a educação numa perspectiva inclusiva. Em termos metodológicos, configura-se como um relato de experiência, como instrumento metodológico utilizamos o diário de campo. Quanto ao referencial teórico, nos embasamos em autores que discutem sobre educação inclusiva e autismo no contexto escolar, como: Estanslau & Bressan (1994); Lago (2007); Mantoan (2003); Milan (2022), entre outros, bem como a legislação vigente no país que rege a educação inclusiva, especialmente a Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Lei nº 13.146/15i - Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Por fim, concluímos que o trabalho de acompanhamento pedagógico a crianças com deficiência no contexto do chamado ensino regular é de extrema importância para a efetivação de uma educação numa perspectiva inclusiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Elisabete Carlos do Vale | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento pedagógico | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas inclusivas com criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino fundamental: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 108.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Maria Aparecida Albuquerque Araújo.pdf | PDF - Maria Aparecida Albuquerque Araújo | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.