Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Joselânia Silva-
dc.date.accessioned2024-05-14T12:53:34Z-
dc.date.available2024-05-14T12:53:34Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31471-
dc.descriptionALVES, J. S. O uso das tecnologias digitais antes, durante e após o período pandêmico: desafios e possibilidades. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa abordará acerca do uso das Tecnologias de Informação e comunicação (TICS) nas aulas de língua portuguesa durante e pós pandemia, baseado em informações, que entendem que as TICs, como: Google meet, whatsapp, entre outros, tornam-se ferramentas interativas que favorecem o ensino/aprendizagem. Diante desse contexto, tornou-se necessário implantar o ensino remoto, como única ferramenta disponível, pois o contato presencial foi inviável. A escolha da temática concerne na importância do uso das novas TICs para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 e, com o retorno ao ensino presencial, continuar a fazer uso dessas ferramentas sempre que necessário. A abordagem é de natureza qualitativa e exploratória constituída, também, como pesquisa bibliográfica, baseando-se nas de teorias de Brasil (2000, 1996, 2008); Drumond (2020); Júnior et al. (2009); Rojo (2013); Pretto (2011); Possenti, (1996). Dentre outros autores. A proposta é envestigar sobre o tema, enfatizando os conceitos de tecnologia, informação, comunicação e linguagem no contexto da pandemia, apresentando os desafios e dificuldades enfrentadas por estudantes e professores e levando em consideração mudanças ocorridas com o uso dessas tecnologias, principalmente na disciplina de português pelo surgimento de novas linguagens, para isso é necessário consultar o que diz a legislação sobre o ensino a distância, uma vez que, as normas que foram cumpridas no sistema educacional durante a pandemia. A partir desse embasamento, o problema de pesquisa a ser estudado nesse trabalho é: Como as tecnologias de informação e comunicação minimizaram os impactos na pandemia, e quais mudanças podem ocorrer nas aulas de língua portuguesa após o período remoto? Na busca de soluções a essas questões, atentaremos para as dificuldades enfrentadas por alunos e professores que precisaram em um curto espaço de tempo fazer uso das TICs para a continuidade de aulas de forma remota. A escolha da temática concerne na importância do uso das novas TICs para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 e, com o retorno ao ensino presencial, continuar a fazer uso do WhatsApp, google sala de aula, google Meet e todas as vezes que houver necessidade. Também é relevante no intuito de pensar e repensar o ensino de língua materna associado as tecnologias digitais. Que a temática desenvolvida nesse trabalho acadêmico possa contribuir de alguma forma para outras pesquisas. Após um ano atípico as tecnologias e os docentes se tornaram os principais protagonistas no contexto educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Ranieri Machado Bezerra de Mellopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEnsino presencialpt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicação - TICspt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais antes, durante e após o período pandêmico: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOSELANIA SILVA ALVES. PDF.pdfPDF - Joselânia Silva Alves445.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito346.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.