Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31476
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Beatriz Chagas da | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T13:49:20Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14T13:49:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31476 | - |
dc.description | SILVA, B. C. Importância da amorosidade no retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia do Covid-19. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | No ano de 2020 o Brasil e o mundo foram surpreendidos pela pandemia da Covid-19 que ceifou vidas, devastou famílias e relevou ainda mais as marcas das desigualdades sociais em muitos países do mundo. Medo e insegurança foram os sentimentos mais marcantes nesse momento da História. Com o fechamento dos prédios físicos, as instituições escolares foram forçadas a adaptar-se a esse novo cenário e criar alternativas para continuar com a aprendizagem dos alunos. Como estratégia de enfrentamento para o retorno às aulas, o Ensino Remoto Emergencial passou a ser utilizado por professores e alunos. No contexto do retorno às aulas presenciais ficou evidente a fragilidade emocional em que alunos e professores se encontram. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar a importância da amorosidade e da escuta sensível como no retorno às aulas presenciais após dois anos de Ensino Remoto Emergencial. Para realizar essa discussão utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica narrativa e tomamos como base os seguintes autores: Freire (1996); Oliveira (2014); Edwards, Gandini e Forman (2016); Oliveira Formosinho, Kishimoto e Pinazza (2007); Hoyuelous (2006); Cunha (2012) e Bressan (2020). Após leituras e compreensão dos textos, o presente artigo ficou organizado em dois subtópicos: amorosidade e o papel da interação social no processo de ensino-aprendizagem e Pandemia do Covid-19 e impactos no contexto da educação escolar. Assim, defendemos que a amorosidade, a escuta sensível e a pedagogia da participação são cruciais na prática pedagógica, antes, durante e após a Pandemia do Covid-19. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pandemia do Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Amorosidade | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da participação | pt_BR |
dc.title | Importância da amorosidade no retorno às aulas presenciais no contexto do Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Beatriz Chagas da Silva.pdf | PDF - Beatriz Chagas da Silva | 258.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito- Beatriz Chagas da Silva.pdf | Termo de depósito | 109.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.