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dc.contributor.authorLima, Brenda Alves de-
dc.date.accessioned2024-05-14T13:55:32Z-
dc.date.available2024-05-14T13:55:32Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31479-
dc.descriptionLIMA, B. A. de. O discurso de influenciadoras digitais no Instagram e o seu funcionamento nas estratégias enunciativas do marketing digital. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa os discursos de influenciadoras digitais em publicidades postadas na rede social Instagram, atentando-se para as estratégias enunciativas empregadas pelos sujeitos que enunciam. Examina como ocorre a construção da figura de autoridade discursiva neste meio, visto que na atual era tecnológica, é a partir dessas personalidades midiáticas que as empresas buscam uma inserção nesse espaço e uma maior aproximação com o seu público-alvo. Desse modo, a pesquisa mostra, mais especificamente sobre as causas que essa ação acarreta na vida dos sujeitos modernos, pondo isso, surge como problema de pesquisa a indagação: Como se constitui o discurso de influenciadoras digitais no Instagram do ponto de vista das estratégias enunciativas que empregam ao publicizar produtos? Trata-se de uma discursividade que tem determinado condutas de comportamentos em grupos sociais específicos. Nesse contexto, a pesquisa traz uma reflexão sobre esse fenômeno cultural com base na teoria da Análise do discurso de vertente francesa, analisando publiposts de influenciadoras digitais ao publicizar produtos, buscando relacionar os conceitos de Sujeito, Enunciado, Formação discursiva, Memória discursiva, Interdiscurso, Condições de produção e Formação Imaginária, a partir da ideia de que o discurso é uma prática social. Metodologicamente, trata-se de um estudo com uma abordagem qualitativa e se dá de forma descritiva. O aporte teórico deste trabalho são os estudos de Kotler (2020), Torres (2009), Pêcheux (1969), Foucault (1995; 2010), Orlandi (1999), Fernandes (2008), entre outros. As análises assinalam que o discurso de influenciadoras digitais possui regularidades enunciativas, como o processo discursivo da antecipação, a reprodução do discurso publicitário das próprias marcas que atuam na tentativa de construir uma vontade de verdade, controlar os efeitos de sentido e as condições de produção e apontam para uma regularidade discursiva e composicional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. José Domingospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.titleO discurso de influenciadoras digitais no Instagram e o seu funcionamento nas estratégias enunciativas do marketing digitalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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