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Título: A publicização da leitura nas redes sociais
Autor(es): Silva, Juliana de Araújo
Palavras-chave: Leitura
Instagram
Multimodalidade
Publicidade
Data do documento: 12-Set-2023
Resumo: É possível acompanhar hoje a diversificação e a mudança no sistema de comunicação/interação sociocultural. A internet permitiu a ampliação dos letramentos, e a criação do ciberespaço, onde cada vez mais se ampliam as formas como a sociedade atua frente ao desenvolvimento do hábito da leitura. Neste universo, pode- se observar que alguns perfis do Instagram como @Victorofern e @textoscrueisdemais, que compõem o corpus deste estudo, utilizam a rede social como meio/suporte para postagem de textos, a publicização de livros e o incentivo ao consumo. O Brasil é o segundo país do mundo que mais utiliza esta rede social (STATISTA, 2018). Dessa forma, o Instagram se mostra como meio de divulgação de diversos materiais, dentre eles o livro, a leitura, como aborda este estudo, ao entender que o Instagram se impõe hoje como uma ferramenta para a prática leitora. Tendo ele “invadido” a vida dos brasileiros, teria o Instagram a capacidade de ser usado para propagação da leitura e da venda de livros digitais e/ou físicos? A partir desta problematização, o estudo analisa os recursos disponibilizados pelo Instagram para a divulgação e publicidade de leituras/livros no ciberespaço. Especificamente: analisar como a leitura vem sendo publicizada/comercializada a partir da utilização da linguagem que tece e orna os materiais de divulgação nos canais que compõem o corpus do estudo; e identificar os recursos de linguagem utilizados na tecitura dos arranjos discursivos e multissemióticos (tais como cores, texturas, imagens etc.). A pesquisa corrente se insere no âmbito dos estudos da linguagem, estudos semântico- discursivos e semióticos, com destaque para os planos de conteúdo e de expressão, abordados pelo viés da Semiótica Antropológica (RODRIGUES, 2011). Considerando a natureza do corpus da pesquisa, a abordagem netnográfica será utilizada para a análise dos materiais textuais estudados, uma vez que o estudo do comportamento humano em redes sociais já é uma realidade que deve ser compreendida. Quanto aos métodos, terá caraterísticas de pesquisa bibliográfica, com procedimento de coleta e análise dos dados mediante caráter hipotético-dedutivo. E, finalmente, com o entendimento de que “é justificável que os textos que circulam socialmente não se restrinjam ao aspecto verbal da linguagem” (SILVA; RODRIGUES, 2020), construir e divulgar um arcabouço teórico para tratar dessa discussão em estudos futuros. A pesquisa se justifica pela relevância de abordagens da leitura nas redes sociais, em especial no Instagram. Também por tornar compreensível o fato de determinados perfis utilizarem o Instagram para a publicizada/comercializada de seus livros/leituras, fazendo uso consciente dos recursos da linguagem multimodal em suporte digital. Como resultados, o estudo demonstra que o ciberespaço tem exigido da sociedade uma adaptação aos recursos digitais, tanto na oralidade quanto na escritura, apresentando características de semiotização e imprimindo características informais nos textos, devido a rapidez de interação e comunicação.
Descrição: SILVA, J. de A. A publicização da leitura nas redes sociais. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31487
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