Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira Neto, Mística Miquele-
dc.date.accessioned2024-05-14T14:28:01Z-
dc.date.available2024-05-14T14:28:01Z-
dc.date.issued2023-10-18-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31490-
dc.descriptionFERREIRA NETO, M. M. Histórias em quadrinhos (HQs) para alunos com diagnóstico de TDAH: desenvolvendo a leitura e a escrita. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente proposta trata-se de uma pesquisa-ação onde pretende-se desenvolver a leitura e a escrita de alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), através do recurso didático História em Quadrinhos (HQs) como uma ferramenta de aprendizagem. A escolha das HQs justifica-se em razão deste ser um gênero textual de fácil aquisição e que promove a união das linguagens visual e verbal, além de ser um recurso pedagógico que vem a contribuir nos aspectos positivos ao processo de leitura e escrita para alunos atípicos, buscando proporcionar dessa forma uma aprendizagem mais significativa. Nessa perspectiva, o uso da história em quadrinhos representa a pesquisa-ação desenvolvida junto a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal localizada na área urbana periférica do Município de Campina Grande, Agreste Paraibano. Os resultados indicaram que os alunos participantes, demonstraram no final da pesquisa melhoria na atenção, além de desenvolverem melhor a leitura e escrita. Concluímos que no início da pesquisa os alunos com TDAH apresentavam dificuldade e desinteresse pela leitura realizada em sala de aula. Porém ao longo deste trabalho os alunos participantes foram incentivados a melhorar sua compreensão de leitura para superar as dificuldades, além de conseguirem realizar as tarefas de leitura e escrita com mais confiança e autonomia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofrept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subjectHistória em Quadrinhos - HQSpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos (HQs) para alunos com diagnóstico de TDAH: desenvolvendo a leitura e a escritapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MISTICA MIQUELE FERREIRA NETO.pdfPDF - Mística Miquele Ferreira Neto2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO TCC.pdfTermo de depósito417.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.