Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31491
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | França, Samara dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T14:29:50Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14T14:29:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6561 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31491 | - |
dc.description | FRANÇA, S. S. Políticas linguísticas: la enseñanza del español en las redes municipal y estatal teniendo como referencia la ciudad de Areia-PB. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar a (não)aplicabilidade da Lei 11.191/2018 nas escolas da rede estadual e municipal, bem como na rede privada, na cidade de Areia (PB). Ao mesmo tempo, pretende construir um mapeamento das escolas que possuem o espanhol na grade curricular da referida cidade, a partir dos dados reunidos na plataforma QEdu. Para isso, será realizada discussão sobre as políticas linguísticas em torno do ensino do espanhol face à língua inglesa, além de uma breve análise histórica da língua espanhola no Brasil, tomando como aporte teórico as contribuições de Teixeira (2018), Gomes (2020), Paulino (2019), Moreno (2019) e Rodríguez (2010). Portanto, a pesquisa possui caráter bibliográfico e descritivo, gerando resultados de caráter qualitativo. Contudo, podemos concluir que o ensino de espanhol na Paraíba e no Brasil, vem passando por grandes avanços, apesar de alguns retrocessos, as associações de professores vêm lutando e levando o ensino da língua espanhola pelo Brasil, assim, fortalecendo a causa. Comprovamos que há uma falta de compromisso com os professores em formação por parte da III GRE - CG, por não nos dar retorno a partir das tentativas de contato feitas, contudo conseguimos verificar através da plataforma citada anteriormente, que a Lei 11.191/2018 não está sendo cumprida em sua totalidade nas escolas do município e do Estado na cidade de Areia - PB, provocando assim uma regressão neste âmbito educacional. Esperamos, portanto, que este estudo possa mudar a perspectiva dos alunos de Licenciatura em Letras-Espanhol, que possam refletir sobre o processo e a importância das políticas públicas e linguísticas relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras no Brasil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Isabela Cristina Tavares da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Lei 11191/2018 | pt_BR |
dc.title | Políticas linguísticas: la enseñanza del español en las redes municipal y estatal teniendo como referencia la ciudad de Areia-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Samara dos Santos França .pdf | PDF - Samara dos Santos França | 25.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.