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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31511
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Gabriel Gonçalves Benjamim de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-15T12:21:45Z | - |
dc.date.available | 2024-05-15T12:21:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 801.95 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31511 | - |
dc.description | SOUZA, G. G. B. Representations of marriage and madness in The yellow wall-paper (1998) by Charlotte Perkins Gilman and The vegetarian (2015) by Han Kang. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As representações sociais referem-se ao conhecimento socialmente construído e compartilhado que se molda de formas diferentes na mente de cada ser humano e fomenta a criação de grupos sociais como opiniões e ideologias semelhantes. Dessa forma, mesmo uma obra literária se encontrando num plano fictício, esta é criada a partir da forma como o autor percebe ou quis representar o mundo, assim podendo apontar para aspectos sociais de uma cultura ou sociedade. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar as representações de casamento e loucura em A Vegetariana (2015) de Han Kang e O Papel de Parede Amarelo (1998) de Charlotte Perkins Gilman; ao mesmo tempo que, pretendeu examinar como as hierarquias de gênero dentro do casamento e das famílias são retratadas em ambas as obras e discutir como os papéis subordinados que ambos os personagens desempenham dentro de suas famílias e casamentos contribuem para a degradação de suas identidades e estados mentais. Portanto, esta pesquisa foi fundada nas ideias de Beauvoir (1956), Ferguson (1991), Sechiyama (2013) e Souza (2020). Ademais, identificou semelhanças nos papéis submissos das personagens em seus casamentos e família, nas manifestações de controle masculina e nos resultados da opressão sofrida por elas, como seu estado de insanidade e dissociação da identidade humana, o que acaba por lhes trazer conforto, pois assim elas conseguem escapar de sua condição humana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Me. Isabela Christina do Nascimento Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Representações literárias | pt_BR |
dc.subject | Opressão | pt_BR |
dc.subject | Casamento | pt_BR |
dc.subject | Loucura | pt_BR |
dc.title | Representations of marriage and madness in The yellow wall-paper (1998) by Charlotte Perkins Gilman and The vegetarian (2015) by Han Kang | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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