Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Joélika Eveliny Veras-
dc.date.accessioned2024-05-15T12:28:35Z-
dc.date.available2024-05-15T12:28:35Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31513-
dc.descriptionFERNANDES, J. E. V. Estratégias psicopedagógicas no processo de intervenção do TDAH nas escolas: desenvolvendo habilidades através de jogos e brincadeiras. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO estudo investigou um transtorno que é frequente na sociedade contemporânea, mas que muitas vezes passa despercebido, é subestimado e erroneamente associado a comportamento inadequado tanto no ambiente escolar como em casa. Esse transtorno é conhecido como TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. O objetivo principal consistiu em examinar quais abordagens pedagógicas poderiam ser empregadas para promover a aprendizagem dos estudantes que têm o transtorno, além de explorar de que forma a orientação do professor pode ajudar a intervir e atender alunos com TDAH. Foi conduzida uma pesquisa que empregou um questionário com os professores com a intenção de coletar informações sobre o conhecimento de cada professor a respeito do transtorno, identificar as principais dificuldades enfrentadas no ensino de alunos com e sem diagnóstico, e também gerar ideias e atividades para a aplicação de métodos lúdicos e jogos no processo de aprendizagem. Foi observado que a utilização de métodos lúdicos e a postura do professor têm um papel crucial no progresso, na aquisição de conhecimento e na superação dos desafios e obstáculos enfrentados pelos alunos com TDAH.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAHpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.titleEstratégias psicopedagógicas no processo de intervenção do TDAH nas escolas: desenvolvendo habilidades através de jogos e brincadeiraspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito .pdfTermo de depósito562.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC- Joélika Eveliny Veras Fernandes.pdfPDF - Joélika Eveliny Veras Fernandes434.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.