Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31513
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Joélika Eveliny Veras | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-15T12:28:35Z | - |
dc.date.available | 2024-05-15T12:28:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31513 | - |
dc.description | FERNANDES, J. E. V. Estratégias psicopedagógicas no processo de intervenção do TDAH nas escolas: desenvolvendo habilidades através de jogos e brincadeiras. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo investigou um transtorno que é frequente na sociedade contemporânea, mas que muitas vezes passa despercebido, é subestimado e erroneamente associado a comportamento inadequado tanto no ambiente escolar como em casa. Esse transtorno é conhecido como TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. O objetivo principal consistiu em examinar quais abordagens pedagógicas poderiam ser empregadas para promover a aprendizagem dos estudantes que têm o transtorno, além de explorar de que forma a orientação do professor pode ajudar a intervir e atender alunos com TDAH. Foi conduzida uma pesquisa que empregou um questionário com os professores com a intenção de coletar informações sobre o conhecimento de cada professor a respeito do transtorno, identificar as principais dificuldades enfrentadas no ensino de alunos com e sem diagnóstico, e também gerar ideias e atividades para a aplicação de métodos lúdicos e jogos no processo de aprendizagem. Foi observado que a utilização de métodos lúdicos e a postura do professor têm um papel crucial no progresso, na aquisição de conhecimento e na superação dos desafios e obstáculos enfrentados pelos alunos com TDAH. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | Estratégias psicopedagógicas no processo de intervenção do TDAH nas escolas: desenvolvendo habilidades através de jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito .pdf | Termo de depósito | 562.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC- Joélika Eveliny Veras Fernandes.pdf | PDF - Joélika Eveliny Veras Fernandes | 434.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.