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dc.contributor.authorSilva, Camila Ângela Gibson de Freitas-
dc.date.accessioned2024-05-15T12:34:57Z-
dc.date.available2024-05-15T12:34:57Z-
dc.date.issued2022-04-05-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31516-
dc.descriptionSILVA, C. A. G. F. A organização do trabalho pedagógico na educação infantil: o espaço como terceiro educador. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo discutir a importância da organização do espaço escolar da Educação Infantil, considerando sua dimensão flexível, relacional e instigador, em consonância com as múltiplas linguagens da criança e suas possibilidades de exploração do mundo. Como norteamento do nosso estudo, partimos da seguinte questão: Quais as implicações da organização do espaço no desenvolvimento e na construção de conhecimento das crianças? Para alcançar os objetivos pretendidos, partimos de uma pesquisa de cunho qualitativo, com base na revisão bibliográfica de autores como Moura (2009), Lima (1989/2018), Edwards, Gandini, Forman (1999), Horn (2004/2007), Silva (2001), Corsino (2009), Mello (2007), Barbosa e Horn (2001), Guimarães (2012), Buber (2009), Camões, Toledo e Roncarati (2013), Lino (2007), tais como documentos oficiais, tais como: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – BNCC (BRASIL, 2010), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) e os Parâmetros Nacionais de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (BRASIL, 2006), Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990). Sabemos que a escola é um ambiente em que as crianças e os adultos passam grande parte do tempo em diversas situações interativas, requer a organização de um espaço que oportunize, às crianças, a sensação de pertencimento, onde experiências promovam o desenvolvimento integral e, consequentemente, propícios para a construção do conhecimento. Nesse sentido, compreendemos que os espaços devem ser pensados a partir de uma intencionalidade educativa, cuja dimensão a ser considerada na construção dos saberes da criança a compreenda como protagonista. Para Moura (2009), o espaço deve ser sinônimo de grandes e diversas possibilidades de formação das crianças. Assim compreendido, o espaço nunca é neutro, pois a forma como ele é organizado revela uma intencionalidade, ou seja, comunica quem o habita.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEspaços dialógicospt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA organização do trabalho pedagógico na educação infantil: o espaço como terceiro educadorpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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