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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31516
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Camila Ângela Gibson de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-15T12:34:57Z | - |
dc.date.available | 2024-05-15T12:34:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31516 | - |
dc.description | SILVA, C. A. G. F. A organização do trabalho pedagógico na educação infantil: o espaço como terceiro educador. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo discutir a importância da organização do espaço escolar da Educação Infantil, considerando sua dimensão flexível, relacional e instigador, em consonância com as múltiplas linguagens da criança e suas possibilidades de exploração do mundo. Como norteamento do nosso estudo, partimos da seguinte questão: Quais as implicações da organização do espaço no desenvolvimento e na construção de conhecimento das crianças? Para alcançar os objetivos pretendidos, partimos de uma pesquisa de cunho qualitativo, com base na revisão bibliográfica de autores como Moura (2009), Lima (1989/2018), Edwards, Gandini, Forman (1999), Horn (2004/2007), Silva (2001), Corsino (2009), Mello (2007), Barbosa e Horn (2001), Guimarães (2012), Buber (2009), Camões, Toledo e Roncarati (2013), Lino (2007), tais como documentos oficiais, tais como: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – BNCC (BRASIL, 2010), Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) e os Parâmetros Nacionais de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (BRASIL, 2006), Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990). Sabemos que a escola é um ambiente em que as crianças e os adultos passam grande parte do tempo em diversas situações interativas, requer a organização de um espaço que oportunize, às crianças, a sensação de pertencimento, onde experiências promovam o desenvolvimento integral e, consequentemente, propícios para a construção do conhecimento. Nesse sentido, compreendemos que os espaços devem ser pensados a partir de uma intencionalidade educativa, cuja dimensão a ser considerada na construção dos saberes da criança a compreenda como protagonista. Para Moura (2009), o espaço deve ser sinônimo de grandes e diversas possibilidades de formação das crianças. Assim compreendido, o espaço nunca é neutro, pois a forma como ele é organizado revela uma intencionalidade, ou seja, comunica quem o habita. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Espaços dialógicos | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | A organização do trabalho pedagógico na educação infantil: o espaço como terceiro educador | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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