Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31522
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moraes, Cristiana Lenice Barbosa Emery | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-15T14:11:40Z | - |
dc.date.available | 2024-05-15T14:11:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31522 | - |
dc.description | MORAES, C. L. B. E. A autonomia do/a aluno/a no processo de ensino e aprendizagem da Escola Nossa Senhora do Carmo - escola dos sonhos, no município de Bananeiras-PB. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A autonomia se define pela capacidade de governar-se a si mesmo, e sendo um conceito tão complexo, deve ser construído ao longo da vida do ser humano. Desta feita, este trabalho tem como objetivo compreender de que forma ocorre a construção da autonomia do aluno e como ela influencia no processo de ensino e aprendizagem na Escola Nossa Senhora do Carmo- Escola dos Sonhos, localizada no município de Bananeiras, no brejo Paraibano. À vista disso, alguns autores e documentos legais serviram de suporte para essa reflexão, entre eles está a Pedagogia da Autonomia (Freire, 2022), a tese da diretora da respectiva escola - Essa vida chamada escola: O olhar para dentro e para fora nos caminhos de uma outra educação possível (Coelho, 2015), bem como a Proposta Pedagógica (PP, 2020) da referida instituição, somado a alguns documentos norteadores, como a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). No que diz respeito a metodologia, utilizamos a pesquisa de abordagem qualitativa com caráter de observação participante, sendo os sujeitos da pesquisa os professores e alunos. Para coleta de dados realizamos observação das atividades didático-pedagógicas, questionário via formulário do Google para alguns professores, pesquisa na Proposta Pedagógica da escola e na tese de doutorado da diretora da instituição. Percebemos que a autonomia se concretiza no ato de assumir responsabilidade pelas suas ações, e para que isso aconteça, o sujeito deve ter a liberdade de escolher, participar, opinar, criticar, sugerir, fazer, construir. Na escola, essa liberdade se configura na participação ativa do aluno como protagonista em seu processo de ensino e aprendizagem. Concluímos que mergulhar no universo da Escola dos Sonhos, nos possibilitou refletir que a autonomia é um processo contínuo de “vir a ser” (Freire, 1987), e a prática didático-pedagógica da escola em tela, vivencia esse processo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gomes Germano Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Construção da autonomia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A autonomia do/a aluno/a no processo de ensino e aprendizagem da Escola Nossa Senhora do Carmo - escola dos sonhos, no município de Bananeiras-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Cristiana Lenice Barbosa Emery Moraes.pdf | PDF - Cristiana Lenice Barbosa Emery Moraes | 5.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 741 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.