Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Maria do Livramento Barbosa-
dc.date.accessioned2024-05-15T14:22:35Z-
dc.date.available2024-05-15T14:22:35Z-
dc.date.issued2023-11-20-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31524-
dc.descriptionMOURA, M. L. B. Proposição de material didático para o ensino da língua inglesa em contexto da EJA: livro didático, capacidades de linguagem e SD. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa reintegrar adolescentes e adultos no contexto escolar, ofertando uma educação gratuita e de qualidade, que oferece o aprimoramento de determinadas habilidades dos alunos visando a inserção no mercado de trabalho, conforme o Parecer CNE/CEB nº 11 (2000). Para o funcionamento desta modalidade de ensino de maneira mais efetiva foi criado o Plano Nacional do Livro Didático da EJA (PNLD EJA), a fim de obter livros didáticos para a alfabetização de jovens e adultos. Essas obras, podem não atender às necessidades dos alunos da EJA e tendem a dificultar o processo de ensino aprendizagem, pois no que diz respeito às unidades do Livro Didático (LD) de língua inglesa de 2014, que apresentam uma temática relevante para ser discutida com os alunos, a forma como a gramática é trabalhada, não condiz com o que define o PNLD. Para contornar esta problemática uma Sequência Didática (SD) foi elaborada intencionando que o ensino-aprendizagem ocorra por meio do estudo de gêneros e pelo desenvolvimento das capacidades de linguagem, quais sejam: capacidade de ação, capacidade discursiva e capacidade linguístico-discursiva. A partir disso, esse estudo tem por objetivo investigar se a proposta de SD elaborada por uma professora de língua inglesa em formação inicial, é capaz de suprir as lacunas apresentadas nas unidades 1 e 2 do LD da EJA, por meio do desenvolvimento das capacidades de linguagem. Assim sendo, para nortear teoricamente este estudo, dissertamos sobre o percurso histórico da EJA e suas funções, embasados no PARECER CNE/CEB nº 11/2000; PNLD EJA, 2014). Posteriormente, discutimos sobre SD de acordo com DOLZ et al, 2004; CRISTOVÃO, 2009; DOLZ; PASQUIER, 1996. Após isso, argumentamos sobre como uma SD seria uma possibilidade para o ensino de gêneros a partir de MACHADO; CRISTOVÃO, 2006; MARCUSCHI, 2008; BAZERMAN, 2020; CANATO; CRISTOVÃO, 2008. Por fim, discorremos sobre as capacidades de linguagem (CRISTOVÃO, 2005, 2009; CANATO; CRISTOVÃO, 2008). Nosso estudo está alinhado à pesquisa qualitativa e tem como corpus as unidades 1 e 2 do LD da EJA-2014 da editora Moderna e a SD produzida por uma professora de língua inglesa em formação inicial. Após a nossa análise identificamos o desenvolvimento das capacidades de linguagem nas atividades propostas na SD o que a torna uma possibilidade para suprir as lacunas apresentadas nas unidades 1 e 2 do LD da EJA.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Telma Sueli Farias Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleProposição de material didático para o ensino da língua inglesa em contexto da EJA: livro didático, capacidades de linguagem e SDpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito. Maria.pdfTermo de depósito213.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC. MARIA DO LIVRAMENTO..pdfPDF - Maria do Livramento Barbosa Moura1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.