Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31526
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Elissandra de Oliveira e | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-15T14:27:44Z | - |
dc.date.available | 2024-05-15T14:27:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31526 | - |
dc.description | OLIVEIRA, E. O. Memória, museu e aprendizagem interdisciplinar: vivências e atuações dos Tropeiros da Borborema. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, objetiva-se refletir sobre uma prática pedagógica realizada na turma do 5º Ano D do Ensino Fundamental I, na Escola Manoel Francisco da Motta, Campina Grande – Paraíba, em torno da vivência dos alunos com a temática dos Tropeiros da Borborema, marco histórico das origens da referida cidade. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e aplicada, resultante de uma experiência no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I, além de um estudo de cunho bibliográfico, preparou-se um projeto didático e aplicou-se, realizando-se oficinas com a turma, onde exploramos a temática através das vivências pedagógicas propostas por este trabalho interdisciplinar nas áreas de Língua Portuguesa, Artes, História e Geografia. Para embasar nossas considerações, buscamos apoio teórico em estudiosos como Oliveira e Silva (2020) e Schneider (2012), sobre a importância do Estágio Supervisionado na formação inicial do educador, como também em Cabral Filho (2010), Miranda (2009) e Rodrigues (2016), acerca da interdisciplinaridade e da valorização da cultura do aluno no ambiente escolar. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que a interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas é cada vez mais necessária, sobretudo quando se trabalham temáticas que fazem parte da história local de vivência dos alunos, no sentido de valorizar sua cultura e seu sentimento de pertencimento na comunidade da qual fazem parte. O envolvimento dos estudantes no projeto realizado foi muito satisfatório, com a realização de variadas atividades, como aulas-passeio em museus e monumentos da cidade, declamação de poesias de Cordel, apresentação de canto coral, exploração e produção da Arte Naif, fazendo, inclusive, parte de uma Mostra Literária que estava ocorrendo na escola, o que contribuiu para uma culminância efetiva e compartilhada com toda a comunidade escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Lígia Pereira dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Valorização cultural | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Memória, museu e aprendizagem interdisciplinar: vivências e atuações dos Tropeiros da Borborema | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Elissandra de Oliveira e Oliveira.pdf | PDF - Elissandra de Oliveira e Oliveira | 5.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 715.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.