Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Enicleide Amaro de Azevedo Eduardo-
dc.date.accessioned2024-05-15T14:42:05Z-
dc.date.available2024-05-15T14:42:05Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31532-
dc.descriptionRODRIGUES, E. A. A. E. Uso do livro didático de história nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual Da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem o objetivo de analisar o uso do livro didático (LD) de história utilizado em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Juazeirinho/PB. Tendo como objetivos específicos: conhecer algumas propostas de atividades presentes no LD e identificar as dificuldades enfrentadas pela professora em sala de aula ao trabalhar o conteúdo do LD de história. O estudo é de natureza qualitativa. Para coleta de dados utilizamos uma entrevista estruturada com uma professora da rede municipal. Para isso, fundamentamos o trabalho em teóricos como Bairro (2009); Scheffer (2007); Zucchi (2012), Corrêa (2000); Bittencourt (1993), Corre (2000), Miranda (2004), Chaves (2019), Timbó (2009), entre outros e, em documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997) e Projeto Político Pedagógico da Escola ECI (2022). Assim o presente estudo objetiva conhecer as propostas de atividades presentes no livro e identificar as dificuldades enfrentadas pela professora em sala de aula ao trabalhar o conteúdo do livro didático de história. Os resultados dessa pesquisa mostram que o livro didático de história ajuda a nortear o planejamento do educador com sugestões a respeito das sequências didáticas e planos que possam facilitar a aprendizagem dos alunos sendo um apoio que evita lacunas no conteúdo proporcionando mais liberdade ao professor para criação de novas estratégias e inovações do ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gomes Germano Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleUso do livro didático de história nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ENICLEIDE FINAL (2).pdfPDF - Enicleide Amaro de Azevedo Eduardo Rodrigues1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO DE TCC ENICLEIDE.pdfTermo de depósito96.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.