Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31532
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Enicleide Amaro de Azevedo Eduardo | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-15T14:42:05Z | - |
dc.date.available | 2024-05-15T14:42:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31532 | - |
dc.description | RODRIGUES, E. A. A. E. Uso do livro didático de história nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual Da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem o objetivo de analisar o uso do livro didático (LD) de história utilizado em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Juazeirinho/PB. Tendo como objetivos específicos: conhecer algumas propostas de atividades presentes no LD e identificar as dificuldades enfrentadas pela professora em sala de aula ao trabalhar o conteúdo do LD de história. O estudo é de natureza qualitativa. Para coleta de dados utilizamos uma entrevista estruturada com uma professora da rede municipal. Para isso, fundamentamos o trabalho em teóricos como Bairro (2009); Scheffer (2007); Zucchi (2012), Corrêa (2000); Bittencourt (1993), Corre (2000), Miranda (2004), Chaves (2019), Timbó (2009), entre outros e, em documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997) e Projeto Político Pedagógico da Escola ECI (2022). Assim o presente estudo objetiva conhecer as propostas de atividades presentes no livro e identificar as dificuldades enfrentadas pela professora em sala de aula ao trabalhar o conteúdo do livro didático de história. Os resultados dessa pesquisa mostram que o livro didático de história ajuda a nortear o planejamento do educador com sugestões a respeito das sequências didáticas e planos que possam facilitar a aprendizagem dos alunos sendo um apoio que evita lacunas no conteúdo proporcionando mais liberdade ao professor para criação de novas estratégias e inovações do ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gomes Germano Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Uso do livro didático de história nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ENICLEIDE FINAL (2).pdf | PDF - Enicleide Amaro de Azevedo Eduardo Rodrigues | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO DE TCC ENICLEIDE.pdf | Termo de depósito | 96.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.