Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães, Mariane da Silva-
dc.date.accessioned2024-05-15T14:50:28Z-
dc.date.available2024-05-15T14:50:28Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.otherCCD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31535-
dc.descriptionGUIMARÃES, M. S. Os desafios e o processo da alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: um relato de experiência. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, intitulado “Os desafios e o processo da alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: um relato de experiência”, tem como objetivo geral compreender o processo de alfabetização de crianças com TEA. Além disso, inclui os objetivos específicos de acompanhar, em sala de aula, crianças diagnosticadas com TEA, relatar quais estratégias foram usadas para a alfabetização das crianças acompanhadas, e compreender, no cotidiano da sala de aula, as especificidades de cada criança com diagnóstico de TEA. Trata-se de um relato de experiência que descreve como ocorreu a alfabetização dessas crianças e quais foram os métodos utilizados nesse processo. Como embasamento teórico, foram consideradas as reflexões e estudos de diversos autores da educação, como Soares (2003), Cunha (2020), Ferreiro (1995), Teberosky (1986), Serra (2018), Silva, Gaiato e Reveles (2012), entre outros, além dos manuais DSM-III (1980), DSM-IV (1994) e DSM-V (2014). O relato foi construído com base na experiência vivida durante um estágio não obrigatório, no qual a autora acompanhou pedagogicamente as crianças mencionadas. Como resultados gerais apresentam-se as gerar reflexões significativas sobre a alfabetização de crianças diagnosticadas com TEA, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas destinadas a esses alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.titleOs desafios e o processo da alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Mariane da Silva Guimarães.pdfPDF - Mariane da Silva Guimarães17.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito579.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.