Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31535
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guimarães, Mariane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-15T14:50:28Z | - |
dc.date.available | 2024-05-15T14:50:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
dc.identifier.other | CCD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31535 | - |
dc.description | GUIMARÃES, M. S. Os desafios e o processo da alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: um relato de experiência. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho, intitulado “Os desafios e o processo da alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: um relato de experiência”, tem como objetivo geral compreender o processo de alfabetização de crianças com TEA. Além disso, inclui os objetivos específicos de acompanhar, em sala de aula, crianças diagnosticadas com TEA, relatar quais estratégias foram usadas para a alfabetização das crianças acompanhadas, e compreender, no cotidiano da sala de aula, as especificidades de cada criança com diagnóstico de TEA. Trata-se de um relato de experiência que descreve como ocorreu a alfabetização dessas crianças e quais foram os métodos utilizados nesse processo. Como embasamento teórico, foram consideradas as reflexões e estudos de diversos autores da educação, como Soares (2003), Cunha (2020), Ferreiro (1995), Teberosky (1986), Serra (2018), Silva, Gaiato e Reveles (2012), entre outros, além dos manuais DSM-III (1980), DSM-IV (1994) e DSM-V (2014). O relato foi construído com base na experiência vivida durante um estágio não obrigatório, no qual a autora acompanhou pedagogicamente as crianças mencionadas. Como resultados gerais apresentam-se as gerar reflexões significativas sobre a alfabetização de crianças diagnosticadas com TEA, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas destinadas a esses alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.title | Os desafios e o processo da alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Mariane da Silva Guimarães.pdf | PDF - Mariane da Silva Guimarães | 17.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 579.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.