Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31555
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Caroline Ramos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-17T11:21:05Z | - |
dc.date.available | 2024-05-17T11:21:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31555 | - |
dc.description | SOUZA, C. R. de. O brincar como forma de expressão e desenvolvimento na educação infantil. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância do brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Nosso intuito é compreender as dimensões constitutivas das atividades lúdicas, sobretudo as brincadeiras, como subsídios prazerosos e essenciais a prática pedagógica com crianças de 0 a 5 anos de idade. Nesse sentido, compreendemos o universo da ludicidade como um espaço onde as crianças aprendem brincando, de forma integrada com as demais, construindo laços com o outro que as levam a enfrentar dificuldades apresentadas durante seu crescimento físico, social e intelectual, através dos conhecimentos que são adquiridos. A pesquisa teve como norte as referências bibliográficas dos autores que tratam o tema com maestria, a exemplo de Rosa (2010), Kulhmann (2010), Aries (1981), Mâcedo (2012), Barbosa (2010), Santos (2009), Vygotsky (1989), dentre outros. Os mesmos discutem a infância e ressaltam a necessidade do professor da Educação Infantil, no dia a dia da sua prática pedagógica, ter como estratégia brincadeiras que não sirvam somente como lazer, mas que venha ter intencionalidade pedagógica e venham preparar os pequenos para a vida, visto que, seguindo as regras estabelecidas ao lidar com o lúdico elas estão sendo preparadas para a convivência em grupos, para o conviver em sociedade, compreendendo e aceitando as diferentes situações que são apresentadas em relação aos outros, nesse período tão significativo para a formação do sujeito. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento através de brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O brincar como forma de expressão e desenvolvimento na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Caroline Ramos (1).pdf | PDF - Caroline Ramos de Souza | 408.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.