Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3156
Título: Produção textual em língua inglesa: as representações de futuros professores sobre o processo de escrita, correção coletiva e reescrita nas escolas públicas
Autor(es): Cabral, Juliana Leôncio Bertino
Palavras-chave: Produção Textual
Formação Docente
Língua Inglesa
Data do documento: 19-Mar-2014
Resumo: Considerando a realidade do ensino de Língua Inglesa (LI) nas escolas públicas que, na maioria das vezes, tem como base aulas tradicionais focadas na gramática e tradução, o que consequentemente contribui para uma prática docente, distante da produção textual escrita, este trabalho tem como objetivo principal investigar de que forma os estagiários de Letras-Inglês, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), avaliam sua prática docente frente à aplicação de uma proposta de produção textual em LI por meio de uma sequência didática, que engloba a correção coletiva e a reescrita de textos de alunos de escola pública. Na tentativa de contribuir positivamente com a realidade do ensino de LI em escola públicas, durante as aulas de Estágio Supervisionado II (ES II), buscamos responder ao seguinte questionamento: de que forma os estagiários de Letras-Inglês, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), avaliam sua prática docente frente à aplicação de uma proposta de produção textual em LI por meio de uma sequência didática, que engloba a correção coletiva e a reescrita de textos de alunos de escola pública. Uma vez que vamos investigar as falas de estagiários sobre sua prática nesta disciplina, faremos uso do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que nos oferece suporte epistemológico acerca da prática docente e das categorias de análise – as modalizações, com base nos estudos de Bronckart (2009) e Machado (2004). Para o estudo sobre a importância da habilidade escrita trazemos os PCNs (1998), Rohman(1965), Harmer (2007), Olshtain (2001) e Condemarim, Galdames e Medina (1997). Quanto às questões referentes ao léxico, nos ancoramos em Folse (2004), e sobre Sequência didática (SD) e Gêneros textuais (GTs), trazemos Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Marcuschi (2008) e Fiorin (2008). Para a constituição de nosso corpus, realizamos uma entrevista com dois graduandos da UEPB que cursaram a disciplina ES II e que revelaram suas avaliações sobre o desenvolvimento do processo de produção textual (escrita, correção coletiva e reescrita) em LI de alunos de uma escola pública. Como resultado de nossa pesquisa, com base nos modalizadores mais recorrentes, os apreciativos, percebemos a relevância desta prática para os estagiários que afirmam em seu discurso desenvolver as subfases da produção de textos em LI, na aplicação de uma SD, e apresentam também uma postura reflexiva e consciente perante o processo da escrita dos alunos, indicando um grau de satisfação na aplicação desta proposta de trabalho.
Descrição: Cabral, J. L. B. Produção textual em língua inglesa: as representações de futuros professores sobre o processo de escrita, correção coletiva e reescrita nas escolas públicas. 2014. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3156
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Leôncio Bertino Cabral.pdfJuliana Leôncio Bertino Cabral1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.