Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante, Karoline Costa-
dc.date.accessioned2024-05-17T12:15:19Z-
dc.date.available2024-05-17T12:15:19Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31563-
dc.descriptionCAVALCANTE, K. C. Ensino de crianças autistas: explorando vivências de professoras do fundamental I em escolas públicas e privadas. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo focaliza o ensino de crianças autistas em escolas públicas e privadas, objetivando investigar e analisar as práticas de ensino e suporte oferecido a esses alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O presente estudo apresentou uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, com abordagem qualitativa que contou com a participação de professores(as) que atuam em escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental I, no município de Campina Grande-PB. A coleta de dados envolveu entrevistas presenciais de aproximadamente 10 minutos cada. A Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011) para categorização e interpretação dos dados. Autores como Gonsalves (2001), Silberman (2015) e Oliveira (2020) embasaram o estudo, e os resultados indicaram que, embora as escolas privadas apresentem menor disponibilidade de recursos, os alunos desse contexto possuem maior acesso a tratamentos especializados externos. Vale ressaltar que a adaptação curricular em ambas as escolas é, em grande parte, uniforme. À vista disso, faz-se necessário repensar estratégias educacionais para promover uma abordagem mais equitativa e inclusiva para crianças autistas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra.Tatiana Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.titleEnsino de crianças autistas: explorando vivências de professoras do fundamental I em escolas públicas e privadaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdfTermo de depósito161.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Karoline Costa Cavalcante.pdfPDF - Karoline Costa Cavalcante496.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.