Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31563
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Karoline Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-17T12:15:19Z | - |
dc.date.available | 2024-05-17T12:15:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31563 | - |
dc.description | CAVALCANTE, K. C. Ensino de crianças autistas: explorando vivências de professoras do fundamental I em escolas públicas e privadas. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo focaliza o ensino de crianças autistas em escolas públicas e privadas, objetivando investigar e analisar as práticas de ensino e suporte oferecido a esses alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O presente estudo apresentou uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, com abordagem qualitativa que contou com a participação de professores(as) que atuam em escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental I, no município de Campina Grande-PB. A coleta de dados envolveu entrevistas presenciais de aproximadamente 10 minutos cada. A Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011) para categorização e interpretação dos dados. Autores como Gonsalves (2001), Silberman (2015) e Oliveira (2020) embasaram o estudo, e os resultados indicaram que, embora as escolas privadas apresentem menor disponibilidade de recursos, os alunos desse contexto possuem maior acesso a tratamentos especializados externos. Vale ressaltar que a adaptação curricular em ambas as escolas é, em grande parte, uniforme. À vista disso, faz-se necessário repensar estratégias educacionais para promover uma abordagem mais equitativa e inclusiva para crianças autistas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra.Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.title | Ensino de crianças autistas: explorando vivências de professoras do fundamental I em escolas públicas e privadas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Deposito.pdf | Termo de depósito | 161.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Karoline Costa Cavalcante.pdf | PDF - Karoline Costa Cavalcante | 496.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.