Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3157
Título: Organização do Espaço da Avenida Presidente João Pessoa no Centro de Campina Grande - PB como Reflexo da Dinâmica Econômica
Autor(es): Martins, Fábio Antônio da Silva
Palavras-chave: Organização espacial
Relação de consumo
Dinâmica comercial
Data do documento: 19-Mar-2014
Resumo: A Avenida Presidente João Pessoa está localizada no centro de Campina Grande – PB e tem a sua história vinculada ao comércio tanto local quanto regional. Na referida Avenida se concentra uma variedade de pontos comerciais, bem como a presença de alguns serviços para atender à população campinense e à cidades circunvizinhas. A pesquisa se pauta em mostrar a evolução da organização espacial e econômica da referida Avenida. Nesse estudo serão mostrados as relações comerciais entre os consumidores locais e não-locais; os tipos de estabelecimentos comerciais, o deslocamento do comércio central para os bairros e o desenvolvimento comercial de pequenas cidades que antes dependiam do comércio de Campina Grande. A falta de estacionamentos é um dos principais motivos de reclamações tanto de comerciantes quanto de consumidores e sendo uma das causas que mais contribuíram para a diminuição do fluxo de vendas e consequentemente com as mais variadas mudanças no perfil dos negócios e serviços oferecidos na Avenida. O estudo mostrou que mesmo com o deslocamento de algumas atividades comerciais e de serviços da área central para os bairros e a escassez de estacionamentos na Avenida Presidente João Pessoa, essa tão importante Avenida continua a apresentar dinamismo para a cidade de Campina Grande. A Avenida Presidente João Pessoa continua tendo um comércio relativamente forte, continuando assim a impulsionar o desenvolvimento comercial da Rainha da Borborema.
Descrição: Martins, F. A. da S. Organização do Espaço da Avenida Presidente João Pessoa no Centro de Campina Grande - PB como Reflexo da Dinâmica Econômica. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3157
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio Antônio da Silva Martins.pdfFábio Antônio da Silva Martins2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.