Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31577
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Ilayne de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-22T13:32:37Z | - |
dc.date.available | 2024-05-22T13:32:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31577 | - |
dc.description | OLIVEIRA, I. S. Dificuldades leitoras na plataforma gov.br: uma reflexão acerca do letramento digital. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se propõe à análise dos níveis de letramento digital dos usuários da plataforma Gov.br, site do Governo Federal, que presta informações e serviços à população, funcionando como uma conta de identificação virtual, além de possibilitar o acesso a outras plataformas governamentais. Através do estudo dos dados coletados, via questionário no Google forms, aplicado aos colaboradores da pesquisa, e da observação da etapa de recuperação de senha dentro da plataforma, objetivamos investigar as supostas dificuldades que impactam o acesso do usuário ao sítio gov.br, partindo da análise da organização da linguagem, considerando-se variáveis como: vocabulário, grau de complexidade de acesso e níveis de inferência demandados. Como base teórica do letramento digital e multiletramentos ressaltamos: Coscarelli (2005), Rojo e Barbosa (2015) e Silva (2016). Os resultados apontaram que 98% usuários do gov.br estão entre 14 e 59 anos, e possuem grau de escolarização de nível médio a superior, com frequência diária às redes sociais. Portanto, trata-se de sujeitos em sua grande maioria com boas condições de letramentos. Entretanto, dentro desse mesmo grupo, foi possível constatar dificuldades de navegação na referida plataforma, quanto à disposição das informações na interface do sistema, bem como questões referentes à clareza das mensagens. Além desses pontos, ressaltamos também o quanto o Governo Federal faz uso dessa plataforma para controle e manipulação da vida privada dos indivíduos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbrega | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Plataforma digital | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | Dificuldades leitoras na plataforma gov.br: uma reflexão acerca do letramento digital | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ilayne de Souza Oliveira.pdf | PDF - Ilayne de Souza Oliveira | 978.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito - Ilayne de Souza Oliveira.pdf | Termo de depósito | 262.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.