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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Ilayne de Souza-
dc.date.accessioned2024-05-22T13:32:37Z-
dc.date.available2024-05-22T13:32:37Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31577-
dc.descriptionOLIVEIRA, I. S. Dificuldades leitoras na plataforma gov.br: uma reflexão acerca do letramento digital. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se propõe à análise dos níveis de letramento digital dos usuários da plataforma Gov.br, site do Governo Federal, que presta informações e serviços à população, funcionando como uma conta de identificação virtual, além de possibilitar o acesso a outras plataformas governamentais. Através do estudo dos dados coletados, via questionário no Google forms, aplicado aos colaboradores da pesquisa, e da observação da etapa de recuperação de senha dentro da plataforma, objetivamos investigar as supostas dificuldades que impactam o acesso do usuário ao sítio gov.br, partindo da análise da organização da linguagem, considerando-se variáveis como: vocabulário, grau de complexidade de acesso e níveis de inferência demandados. Como base teórica do letramento digital e multiletramentos ressaltamos: Coscarelli (2005), Rojo e Barbosa (2015) e Silva (2016). Os resultados apontaram que 98% usuários do gov.br estão entre 14 e 59 anos, e possuem grau de escolarização de nível médio a superior, com frequência diária às redes sociais. Portanto, trata-se de sujeitos em sua grande maioria com boas condições de letramentos. Entretanto, dentro desse mesmo grupo, foi possível constatar dificuldades de navegação na referida plataforma, quanto à disposição das informações na interface do sistema, bem como questões referentes à clareza das mensagens. Além desses pontos, ressaltamos também o quanto o Governo Federal faz uso dessa plataforma para controle e manipulação da vida privada dos indivíduos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbregapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPlataforma digitalpt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleDificuldades leitoras na plataforma gov.br: uma reflexão acerca do letramento digitalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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