Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31579
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araujo, Lucas Matheus Santos Pessoa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-22T13:38:09Z | - |
dc.date.available | 2024-05-22T13:38:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31579 | - |
dc.description | ARAUJO, L. M. S. P. História da educação e ensino de história: disputas e limites das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’S) no Brasil. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este TCC aborda a complexidade da educação no Brasil, analisando continuidades históricas, políticas educacionais, modificações do ensino de história e impacto das tecnologias educacionais. O estudo explora o conceito de tecnologia em ‘Sete Lições sobre Educação de Adultos’ de Álvaro Vieira Pinto e investiga a periodização do ensino de história com Maria Auxiliadora M. dos S. Schmidt. Utiliza dados do censo escolar do INEP e leis para contextualizar a pesquisa. O ChatGPT é avaliado como uma ferramenta educacional, com foco no ensino de história. A pesquisa é qualitativa, envolvendo análises críticas e reflexões sobre a evolução da educação. O papel do professor como intermediário entre o ChatGPT e o aluno é discutido, destacando contradições no ensino de história. O estudo contribui para a compreensão do cenário educacional brasileiro e o papel das tecnologias emergentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Dra. Noemia Dayana de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias na educação | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | ChatGPT | pt_BR |
dc.title | História da educação e ensino de história: disputas e limites das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no Brasil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-LucasMatheus.pdf | PDF - Lucas Matheus Santos Pessoa de Araujo | 2.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito (1) (1).pdf | Termo de depósito | 210.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.