Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31609
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Vitória Caroline Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-24T13:33:24Z | - |
dc.date.available | 2024-05-24T13:33:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31609 | - |
dc.description | COSTA, V. C. S. A educação inclusiva e EJA e o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo de conclusão de curso em Pedagogia aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da educação inclusiva, com foco no papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Destaca a necessidade de compreender e aprimorar práticas educativas na EJA que é uma modalidade de ensino marcada pela diversidade de sujeitos. O estudo ressalta a falta de prioridade e investimentos na EJA, traduzido na falta de condições estruturais e pedagógicas, mesmo sendo uma modalidade de ensino fundamental na promoção da inclusão social. Os objetivos do artigo são: Conceituar a Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da educação inclusiva, como também os desafios dessa modalidade de ensino, analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores na EJA, especialmente ao lidar com alunos com deficiência e comparar as dificuldades e desafios analisados no referencial teórico aos enfrentados pelas professoras do estudo de caso realizado. Além disso, busca-se refletir sobre as principais dificuldades enfrentadas por professores/as dessa modalidade em lidar com alunos e alunas com deficiência que buscam a EJA como possibilidade de assegurar o direito a aprender. Tal reflexão é pautada a partir de uma discussão teórica sobre a temática, bem como, a partir de um diálogo estabelecido com professoras de uma escola pública de Campina Grande/PB que atuam nessa modalidade de ensino. Desse modo, a pesquisa evidenciou, não apenas as dificuldades enfrentadas pelos/as sujeitos da EJA (professores/as e alunos/as), mas também serviu para ressaltar a necessidade contínua de reflexão sobre a importância da EJA e a necessidade lutar por políticas públicas que garantam a EJA como um espaço fundamental para a inclusão social e educacional, proporcionando a todos os sujeitos que buscam a escola, oportunidades de desenvolver plenamente seu potencial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Elizabete Carlos do Vale | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A educação inclusiva e EJA e o papel do professor no processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Vitória Caroline Santos Costa.pdf | PDF - Vitória Caroline Santos Costa | 280.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 203.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.