Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLyra, Fleuriana Dantas-
dc.date.accessioned2024-05-27T12:04:09Z-
dc.date.available2024-05-27T12:04:09Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31629-
dc.descriptionLYRA, F. D. Entre a teoria e a prática: o estágio supervisionado em pedagogia e o processo de tornar-se professora. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA observação e as práticas docentes realizadas durante a disciplina curricular Estágio Supervisionado, no curso de Pedagogia, constituíram o objeto deste trabalho de conclusão de curso. Os estágios IV e V, ambos obrigatórios para a conclusão do curso de Pedagogia do campus I da Universidade Estadual da Paraíba, são apresentados na perspectiva do olhar pedagógico de uma futura docente. Destacam-se os desafios encontrados no percurso da relação entre as teorias e as práticas. A observação do espaço da sala de aula, em duas escolas públicas do município de Campina Grande, com um olhar atento e reflexivo, vem com o intuito de se fazer pensar a respeito de quem eu sou, do que eu fui, e do que eu quero ser enquanto docente. Como referencial teórico-metodológico optou-se, por tratar-se de vivências do estágio supervisionado, por adotar o modelo descritivo quanto ao cotidiano e seus sujeitos e o analítico quanto ao relato da experiência da aluna em formação. Algumas questões foram norteadoras para a realização desse trabalho, são elas: O que fazer em determinada situação? De qual melhor forma se obtém um resultado? A docência, por sua vez, trouxe outro resultado frente à uma turma a qual tirou um melhor desempenho, reflexão e doação própria para com os alunos. Como resultados, temos que os momentos de reflexão, experiência, emoção, expectativas, realidades, acertos, erros, entre diversos outros sentimentos contribuíram para a elaboração da experiência docente, tendo a escola como campo de produção de conhecimentos e reflexão sobre o ser professor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleEntre a teoria e a prática: o estágio supervisionado em pedagogia e o processo de tornar-se professorapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fleuriana Dantas Lyra.pdfPDF - Fleuriana Dantas Lyra1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito434.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.