Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31629
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lyra, Fleuriana Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-27T12:04:09Z | - |
dc.date.available | 2024-05-27T12:04:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31629 | - |
dc.description | LYRA, F. D. Entre a teoria e a prática: o estágio supervisionado em pedagogia e o processo de tornar-se professora. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A observação e as práticas docentes realizadas durante a disciplina curricular Estágio Supervisionado, no curso de Pedagogia, constituíram o objeto deste trabalho de conclusão de curso. Os estágios IV e V, ambos obrigatórios para a conclusão do curso de Pedagogia do campus I da Universidade Estadual da Paraíba, são apresentados na perspectiva do olhar pedagógico de uma futura docente. Destacam-se os desafios encontrados no percurso da relação entre as teorias e as práticas. A observação do espaço da sala de aula, em duas escolas públicas do município de Campina Grande, com um olhar atento e reflexivo, vem com o intuito de se fazer pensar a respeito de quem eu sou, do que eu fui, e do que eu quero ser enquanto docente. Como referencial teórico-metodológico optou-se, por tratar-se de vivências do estágio supervisionado, por adotar o modelo descritivo quanto ao cotidiano e seus sujeitos e o analítico quanto ao relato da experiência da aluna em formação. Algumas questões foram norteadoras para a realização desse trabalho, são elas: O que fazer em determinada situação? De qual melhor forma se obtém um resultado? A docência, por sua vez, trouxe outro resultado frente à uma turma a qual tirou um melhor desempenho, reflexão e doação própria para com os alunos. Como resultados, temos que os momentos de reflexão, experiência, emoção, expectativas, realidades, acertos, erros, entre diversos outros sentimentos contribuíram para a elaboração da experiência docente, tendo a escola como campo de produção de conhecimentos e reflexão sobre o ser professor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Entre a teoria e a prática: o estágio supervisionado em pedagogia e o processo de tornar-se professora | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Fleuriana Dantas Lyra.pdf | PDF - Fleuriana Dantas Lyra | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 434.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.