Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31644
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bibiano, Tatiana | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-27T14:32:34Z | - |
dc.date.available | 2024-05-27T14:32:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6561 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31644 | - |
dc.description | BIBIANO, T. Implementação da “Lei do espanhol” (nº 476/2019) no município de Alagoa Nova - PB : evolução, promulgação e atualidade. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista a relevância das Políticas Linguísticas para a difusão do ensino de língua espanhola através de implementações de leis municipais, estaduais e federais no âmbito educacional, a fim de garantir a pluralidade linguística e cultural, a língua espanhola, que foi objeto de uma longa luta para ser implantada na educação básica do Brasil, teve sua obrigatoriedade revogada pela nova Reforma do Ensino Médio (Lei n° 13.415/2017), que substituiu a Lei n° 11.161/2005. Essa mudança representou um retrocesso no cenário educacional brasileiro e provocou uma série de reivindicações pela reintegração do idioma nas escolas públicas. Por isso, este estudo tem a finalidade de analisar o funcionamento da lei 476/2019, que regulamenta o ensino de espanhol no município de Alagoa Nova - PB. Para tanto, foi necessário analisar os antecedentes legislativos da lei, que tratavam do ensino de línguas estrangeiras nas escolas tanto no âmbito municipal quanto nacional, mostrando sua evolução desde a sua promulgação até os dias atuais, considerando as possíveis alterações, regulamentações, interpretações ou aplicações da norma, e avaliar os seus impactos e desafios para a educação do município. A pesquisa realizada teve como base metodológica um estudo bibliográfico e documental, de caráter qualitativo. Os resultados indicam que o ensino dessa língua ainda não alcançou plenamente os estudantes do município de Alagoa Nova-PB e que há muitos desafios a serem enfrentados, especialmente na educação de jovens e adultos, que sofre com uma legislação contraditória que torna o espanhol obrigatório e optativo “ao mesmo tempo” no currículo escolar. Assim, evidencia-se a necessidade de uma reformulação na lei para que o ensino de espanhol seja garantido em todo o município em plenitude. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Thales Lamoniêr Guedes Campos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Políticas linguísticas | pt_BR |
dc.subject | Cultura linguística | pt_BR |
dc.subject | Reforma do Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Implementação da "Lei do espanhol" (nº 476/2019) no município de Alagoa Nova - PB : evolução, promulgação e atualidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo Deposito Tcc ok.pdf | Termo de depósito | 155.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
tcc submisão.pdf | PDF - Tatiana Bibiano | 11.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.