Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3165
Título: A política de desenvolvimento do Banco Mundial no nordeste brasileiro [manuscrito]: o caso dos projetos de redução de pobreza rural e o cooperar na Paraíba
Autor(es): Sousa, Melissa Rejane Grangeiro de
Palavras-chave: Banco mundial
Redução da pobreza rural
Região Nordeste do Brasil
Paraíba
Data do documento: 20-Mar-2014
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo analisar a cooperação entre o Banco Mundial e o Brasil no âmbito dos Projetos de Redução de Pobreza Rural desenvolvidos no Nordeste brasileiro. O questionamento principal que esta pesquisa busca responder é que tipo de investimento o Banco Mundial tem feito no Brasil, em especial na região Nordeste, nos últimos 10 anos e como ocorre a relação de cooperação entre esses dois atores. Para tanto, como fundamento teórico desse trabalho serão contrapostas as teorias neorrealista e neoliberal como forma de apresentar um quadro teórico amplo na discussão e constatar aquela que mais se adéqua na explicação do contexto em análise. Serão apresentados os atuais Projetos de Redução de Pobreza ativos em diferentes estados como forma de entender sua dinâmica, destacando a relação entre Banco Mundial, Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal. Através do estudo de caso do Projeto Cooperar, desenvolvido na Paraíba desde 2008, é feita uma análise das principais características, da evolução e das principais atividades desenvolvidas por este Projeto. Esta pesquisa tem como base os dados oficiais fornecidos por aquela instituição e a atuação dos diferentes atores envolvidos no funcionamento e gestão dos Projetos.
Descrição: SOUSA, Melissa Rejane Grangeiro de. A política de desenvolvimento do Banco Mundial no nordeste brasileiro [manuscrito]: o caso dos projetos de redução de pobreza rural e o cooperar na Paraíba. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3165
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Melissa Rejane Grangeiro de Sousa.pdfMelissa Rejane Grangeiro de Sousa534.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.