Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31654
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Jaciara da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-28T10:45:51Z | - |
dc.date.available | 2024-05-28T10:45:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31654 | - |
dc.description | FERREIRA, J. S. Entre teoria e prática: vivências no campo da alfabetização e do letramento - relato de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) constitui-se como um importante instrumento de formação e viabilizador, construindo e estabelecendo uma ponte entre o ensino superior e a educação básica. Por meio deste Programa é possibilitado aos alunos e às alunas, dos cursos de licenciaturas, um contato e vivência prática nas escolas desenvolvendo ações e atividades de regência, uma oportunidade de vivenciar a relação teoria e prática, contribuindo para formação e construção de sua identidade profissional docente. Diante disso, o presente trabalho monográfico tem como objetivo geral relatar as experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB. Além disso, buscamos aprofundar os conceitos de alfabetização e letramento e seus processos de aquisição; refletir aspectos entre o campo teórico e prático, especialmente relacionados aos processos de aquisição da leitura e da escrita. Os relatos aqui descritos percorrem recortes dos três módulos vivenciados durante o Programa, sendo eles: formação, planejamento e regência. Fundamentamos o trabalho em pesquisas desenvolvidas por alguns autores como: Soares (2003, 2004, 2009, 2012, 2020), Ferreiro e Teberosky (2007), Freire (2011, 1991, 1999), Libâneo (1994), Costa Val (2006), BNCC (BRASIL, 2018), Nóvoa (2003), Mizukami (2013), Pimenta (1999), dentre outros. Considera-se a experiência exitosa e importante para o processo formativo, visto que o Programa proporciona aos alunos de licenciaturas um mergulho em atividades envolvendo teoria e prática, além de proporcionar aos discentes a experiência de conhecer a prática educativa e refletir sobre ela. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.title | Entre teoria e prática: vivências no campo da alfabetização e do letramento - relato de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-Jaciara da Silva Ferreira. Versão final.docx.pdf | PDF - Jaciara da Silva Ferreira | 81.78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 209.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.