Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31686
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, José Renan Rozalino dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-28T13:11:50Z | - |
dc.date.available | 2024-05-28T13:11:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31686 | - |
dc.description | SANTOS, J. R. R. Trajetórias escolares dos sujeitos da EJA: um relato de experiência do Programa Residência Pedagógica. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia (Centro de Educação - Campus I) apresentam-se como objeto de estudo as trajetórias escolares dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da experiência no Programa Residência Pedagógica - subprojeto de Pedagogia. Para o desenvolvimento do estudo foi realizado um levantamento nos referenciais sobre a EJA no Brasil, entre os anos de 2018 e 2022 e o referencial teórico freireano subsidiou a prática docente e análise dos dados. De modo complementar, foram realizadas observações, práticas em uma escola-campo integrante do Programa Residência Pedagógica (CAPES - UEPB) e entrevistas com os alunos que frequentam a sala de aula de EJA, da referida escola. Analisou-se o impacto do cotidiano na trajetória escolar dos participantes da pesquisa, como um tema relevante ao reconhecer que a educação não acontece em um vazio, mas sim em um contexto social, político e cultural mais amplo. Neste sentido, o cotidiano, bem como seus empecilhos foram destacados como essenciais para suas trajetórias e a construção de suas identidades de sujeitos da educação. Como resultado da pesquisa, depreendeu-se a essencialidade, para a atuação docente na EJA, em compreender os sujeitos em sua totalidade, trazendo a realidade destes para as práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.title | Trajetórias escolares dos sujeitos da EJA: um relato de experiência do Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - José Renan Rozalino dos Santos.pdf | PDF - José Renan Rozalino dos Santos | 2.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPOSITO - JOSE RENAN.pdf | Termo de depósito | 243.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.