Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31688
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Franciele da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-28T13:21:31Z | - |
dc.date.available | 2024-05-28T13:21:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.65 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31688 | - |
dc.description | GOMES, F. S. As literaturas hispânicas no processo de formação do professor de espanhol. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de literaturas hispânicas no Brasil é um tema relevante que enfrenta desafios significativos. Para tanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos do ensino das literaturas hispânicas na formação do professor de espanhol, buscando incorporar o texto literário nas aulas de língua, com ênfase na perspectiva da formação docente para a prática profissional. Ramificando-se em objetivos específicos: i. Pontuar algumas contribuições acadêmicas que discutem sobre a importância da literatura na formação docente; ii. Discutir a importância das literaturas hispânicas na formação docente do professor de espanhol e a partir dessas discussões iii. Promover o diálogo da importância da formação literária do professor de LE como ponto de partida a (re) pensar o ensino das literaturas hispânicas no ensino básico. Portanto a importância deste estudo reside na necessidade de promover uma educação literária mais eficaz e culturalmente relevante, reconhecendo a literatura como meio valioso de estudo. A metodologia empregada nesta pesquisa constitui na análise de materiais acadêmicos sobre o ensino de literaturas hispânicas, com ênfase na identificação dos desafios enfrentados e nas perspectivas emergentes, para dar respaldo teórico a pesquisa utilizamos como referencial autores como Ortega (2022), Costa Junior (2020), Rossi (2022), Cunha (2016), Guilherme, Sánchez (2023), Rodriguez (2022), García (1982), Martínez (2023), Vargas (2004) entre outros, que contribuíram para o enriquecimento de pesquisas sobre literatura e ensono, literatura e formação docente. Durante a análise, discutimos questões relacionadas à abordagem literária nas aulas de espanhol, foi identificada a falta de ênfase da temática nas disciplinas de língua espanhola, assim como a dicotomia persistente entre língua e literatura. Como conclusão, este estudo ressalta a importância de encarar a literatura como uma aliada no desenvolvimento de competências linguísticas e culturais, e não como um obstáculo. Ao abraçar as perspectivas inovadoras propostas e superar os desafios identificados, os educadores podem transformar o ensino de literaturas hispânicas em uma experiência culturalmente relevante e enriquecedora. Esta pesquisa contribui para a reflexão contínua sobre a importância da literatura hispânica no contexto educacional brasileiro, sugerindo caminhos promissores para aprimorar a formação docente e enriquecer o ambiente de ensino de línguas estrangeiras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Esp. Kaio César Pinheiro da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Literatura hispânica | pt_BR |
dc.title | As literaturas hispânicas no processo de formação do professor de espanhol | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC de FRANCIELE DA SILVA GOMES.pdf | PDF - Franciele da Silva Gomes | 907.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo.pdf | Termo de depósito | 248.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.