Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3169
Título: (Des ) construindo Amélia: a constituição da identidade feminina na música popular brasileira
Autor(es): Costa, Bruna Araújo da
Palavras-chave: Análise do Discurso
Identidade de Gênero
Música Popular Brasileira
Data do documento: 20-Mar-2014
Resumo: Nosso trabalho objetiva apresentar como a identidade feminina vem sendo construída na música popular brasileira, mediante as letras “Ai que saudades da Amélia”, de Mário Lago e Ataulfo Alves, dos anos 1940, e “Desconstruindo Amélia”, de Pitty e Martin, de 2009, a fim de verificar como Sujeito, Língua e História influenciam na movência de discursos em relação à identidade feminina. Tal análise realizar-se-à pelo viés da AD francesa, à luz de estudiosos como Pêcheux (2008), Foucault (2008) e Orlandi (2008; 2000), além dos estudos de Bauman (2005), e Hall (2006; 2009) sobre identidade na pós-modernidade. Para tanto, utilizamo-nos de uma pesquisa de ordem descritivo-analítica através de leituras discursivas sobre as letras em questão. Tais leituras evidenciam que, com a contemporaneidade, a identidade feminina vêm sofrendo um processo de construção, desconstrução e reconstrução no âmbito do que é ser mulher na atualidade.
Descrição: Costa, B. A. da. (Des ) construindo Amélia: a constituição da identidade feminina na música popular brasileira. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3169
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Araújo da Costa.pdfBruna Araújo da Costa408.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.