Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3170
Título: Leitura, escrita e ensino: a notícia e a crônica jornalística na sala de aula
Autor(es): Alves, Luciana Vieira
Palavras-chave: Linguística Aplicada
Prática Docente
Textos Jornalísticos
Data do documento: 20-Mar-2014
Resumo: Haja vista que as habilidades de leitura e escrita são fundamentais para o desenvolvimento sócio-discursivo dos indivíduos em todas as áreas da vida e que é através dos gêneros discursivos que essas práticas se realizam, percebe-se a importância de que no ser humano sejam desenvolvidas estas práticas, pois como ser social e racional, ele está em constante contato com seu semelhante e necessita incorporar essas habilidades. Dessa forma, o ensino de língua deve pautar-se no estudo dos gêneros que circulam na sociedade e que possibilitem aos aprendizes desenvolver competências interpretativas e discursivas. Assim, o trabalho com os gêneros da esfera jornalística permite por meio da análise e da reflexão sobre os múltiplos aspectos envolvidos no discurso que compõe o texto, que o aluno construa a própria crítica a partir do que se entendeu do discurso. É o que justifica o desenvolvimento dessa pesquisa e é a fim de lidar com questões relativas ao ensino-aprendizagem dos gêneros discursivos que esta pesquisa objetivou analisar, de modo geral, como se dá o desenvolvimento da competência linguístico- textual, em termos de escrita, leitura e compreensão dos gêneros notícia e crônica jornalística, a partir dessa problemática supracitada como objetivo, desenvolvemos outros dois objetivos específicos: investigar os aspectos positivos e negativos da nossa prática docente, através da autoavaliação de nossas aulas e observar, através das produções textuais feitas pelos discentes e da descrição das nossas aulas, se os mesmos obtiveram um desempenho suficiente ou não na atividade de escrita e de leitura, bem como na aquisição do gênero discursivo. Para embasar o presente trabalho de caráter analítico, constituindo, portanto, a natureza da pesquisa-ação. Partiu-se então dos estudos sobre os gêneros textuais, leitura, escrita e ensino de: Bakhtin (1997); Marcuschi (2008; 2007); Garcez (2001); Antunes (2003); Bueno (2011); Bronckart (1999); dentre outros. Acreditamos que os resultados obtidos foram satisfatórios, possibilitando entender como se dá o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita na aquisição de determinado gênero: um estudo que permitiu a abertura dos caminhos para futuras pesquisas do fazer científico na área da Linguística Aplicada.
Descrição: Alves, L. V. Leitura, escrita e ensino: a notícia e a crônica jornalística na sala de aula. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3170
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Vieira Alves.pdfLuciana Vieira Alves2.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.