Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3171
Título: Práticas de escrita de alunos do Ensino Médio: incursos na rede pública do município de Campina Grande - PB
Autor(es): Nascimento, Maria Célia do
Palavras-chave: Escrita
Aprendizagem
Leitura
Ensino Médio
Data do documento: 20-Mar-2014
Resumo: Considerando a escrita como uma atividade interativa, a presente pesquisa, caracterizada como descritiva vinculada ao estudo de caso e de natureza qualitativa, surge da necessidade de responder a seguinte questão-problema: Como se constituem as práticas de produção textual dos alunos que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio em uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande? Dentre os objetivos, destacamos: verificar o que os alunos compreendem por leitura e se possuem o hábito de ler; analisar as práticas de escrita e reescrita dos alunos; observar com qual concepção de escrita estão familiarizados, o entendimento que possuem acerca de gênero textual e sobre a relação entre leitura e escrita. Para a coleta de dados, utilizamo-nos do questionário que foi aplicado com alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, Campina Grande-PB. O questionário foi aplicado no dia 18 de Setembro de 2013 e aborda temas como escrita, leitura, reescrita e gêneros textuais. A pesquisa teve contribuições teóricas de autores como Bronckart (2006; 1999), Bazerman (2007), Garcez (2004), Antunes (2003), Moita Lopes (2009), Pereira (2010a; 2010b; 2009), Marcuschi (2003), dentre outros. Os resultados nos permitem afirmar que os alunos participantes não possuem práticas de escrita e leitura satisfatórias e adequadas ao seu nível de ensino, concluintes do Ensino Médio, pois, através da análise dos dados, constatamos que esses alunos não reescrevem adequadamente os textos, além de não possuírem conhecimentos que os permitam formular conceitos acerca de escrita, leitura e gêneros textuais, Logo, eles não concebem a escrita como um processo interativo. Neste sentido, os resultados alcançados alertam para a urgência em rever as práticas de ensino, ao mesmo tempo em que indicam a necessidade de pesquisas sobre o ensino-aprendizagem da escrita que possam nortear a metodologia do professor, o qual, por sua vez, precisa estar em constante aprendizado e inserido em cursos de formação continuada, visando à união da teoria com a prática e, com isso, a realização de um trabalho significativo, capaz de formar cidadãos que saibam adequar as práticas de escrita aos diversos momentos de interação e, desse modo, possam participar ativamente da sociedade.
Descrição: Nascimento, M. C. do. Práticas de escrita de alunos do Ensino Médio: incursos na rede pública do município de Campina Grande - PB. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3171
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Célia do Nascimento.pdfMaria Célia do Nascimento7.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.