Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3175
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Afonso Costa | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-20T17:03:12Z | - |
dc.date.available | 2014-03-20T17:03:12Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3175 | - |
dc.description | Santos, A. C. Práctica de lectura y enseñanza de literatura en las escuelas de la red pública. 2013. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com relação ao ato de leitura podemos nos lembrar de nossos primeiros momentos com as letras e do prazeroso sentimento de alegria que sentimos quando começamos a ler as primeiras palavras. Ou seja, quando pensávamos que já sabíamos ler. Nosso projeto de pesquisa é, portanto, analisar como está sendo realizado o processo de ensino de literatura e a prática de leitura nas escolas da rede pública. Além disso, discutiremos as questões e estratégias de leitura e uma abordagem de como podemos despertar nos nossos alunos o desejo e interesse por esta prática. Com relação à leitura nos propomos a definir-la, visto que ler não é só decodificar as letras, pois quando falamos de leitura pensamos logo no ato de ler uma mensagem, uma notícia ou simplesmente ler por obrigação. Nossa fundamentação teórica está baseada nos estudos de Martins (1997), que explica as estratégias de leitura emotiva, sensorial y emocional; Pontes (2000), que analisa os níveis de conhecimentos necessários para que tenhamos uma boa compreensão leitora através das estratégias de leitura cognitiva y metacognitiva e Jobim (2011), que trata do ensino de literatura e a obra “Trabajando el Texto en Lengua Española”, da Doutora em Filologia Románica Marinalva Freire da Silva, que também trabalha a importância da Literatura como componente da Grade Curricular, ajudando aos indivíduos a criar gosto pela arte e a desenvolver seus conhecimentos de mundo. Por fim, discutiremos o resultado de uma pesquisa feita com alunos do ensino médio, com a finalidade de investigar o hábito de leitura, o material didático utilizado e como ocorre a leitura dos textos literários nas salas de língua estrangeira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Alessandro Giordano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática de Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
dc.title | Práctica de lectura y enseñanza de literatura en las escuelas de la red pública | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Afonso Costa Santos.pdf | Afonso Costa Santos | 2.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.