Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3178
Título: Aluno-Leitor e a construção de sentido do texto literário à luz da estética da recepção
Autor(es): Cavalcanti, Luciana Ferreira
Palavras-chave: Ensino de Literatura
Leitura
Ensino Médio
Prática de Ensino
Data do documento: 20-Mar-2014
Resumo: Pensando no ensino de Literatura voltado para interação e diálogo entre o aluno-leitor e o texto, bem como o efeito, a recepção, a detecção de Intertextualidades e a postura crítica encontrada em determinados estudantes do Ensino Médio, o presente estudo relata algumas atividades desenvolvidas, referente ao ensino de Literatura, durante o nosso período de Estágio Supervisionado IV que ocorreu no ano de 2011.2, em uma escola da rede pública na cidade de Campina Grande – PB. Adotamos como arcabouço teórico, referente ao ensino de Literatura dentro da sala de aula, os estudos de COSSON (2006), CARVALHAL (2006), COLOMER (2007), os Parâmetros Curriculares Nacionais -PCN- (2006) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio na Paraíba (2006), que apresentam uma metodologia interativa e prazerosa no que concerne ao supracitado ensino, não o observando apenas como um componente a ser cumprido na grade curricular escolar. Para fundamentar as discussões, realizadas pelos alunos na sala de aula, utilizamos os estudos de ISER (1979), JAUSS (1979), JOUVE (2002) e COSTA (2011) que refletem sobre a Estética da Recepção e suas contribuições para a construção de sentidos obtidos na leitura de um texto, partindo das experiências leitoras e das visões de mundo que cada indivíduo possui. O corpus é composto pelas anotações das discussões realizadas na sala de aula e uma atividade de escrita executada pelos nossos estudantes, referente aos textos "Viagem a São Saruê" (cordel), "Vou-me embora pro passado" (poema matuto), "Vou-me embora pra Pasárgada" (poema), e a música ―Além do Horizonte‖, de Manuel Camilo dos Santos, Jessier Quirino, Manuel Bandeira, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, respectivamente. Observamos que a proposta desenvolvida permite não apenas uma maior interação entre o aluno e os textos literários, mas também transforma as aulas de Literatura em um momento propício para uma prática de leitura literária prazerosa.
Descrição: Cavalcanti, L. F. Aluno-Leitor e a construção de sentido do texto literário à luz da estética da recepção. 2014. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3178
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Ferreira Cavalcanti.pdfLuciana Ferreira Cavalcanti4.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.