Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3184
Título: Análise socioeconômica e ambiental da extração mineral em Pedra Lavrada: destacando o feldspato
Autor(es): Souza, Sefora Maria Porto de
Palavras-chave: Extração Mineral
Áreas degradadas
Desequilíbrio ecológico
Data do documento: 20-Mar-2014
Resumo: Em toda História, a atividade mineral é a que tem mostrado o nível mais baixo de compromisso social e ambiental se comparada a outras atividades extrativistas. É um dos negócios onde os interesses de lucro imediatos mais flagrantemente passam por cima dos interesses públicos, como demonstram exemplos no mundo inteiro. Partindo deste conhecimento, esta pesquisa objetivou analisar geograficamente como funciona o processo de exploração mineral no município de Pedra Lavrada, localizado na Província Pegmatítica da Borborema, na Microrregião do Seridó Oriental Paraibano distante cerca de 230 km da capital João Pessoa. Dentro deste contexto e pela relevância observada às preocupações socioeconômicas e ambientais, os objetivos específicos desta análise foram: estudar as áreas degradadas pelas atividades relacionadas à extração mineral e fazer um levantamento de como estas podem ser recuperadas e quanto tempo levaria para sua recuperação. O estudo está orientado a otimização de operações nos processos de lavra, processamento mineral e disposição de resíduos, buscando, durante a vida útil do empreendimento, minimizar ou mesmo reverter os impactos causados pelas atividades características. A metodologia para realizar este estudo foi o confronto entre a teoria e a prática observada na pesquisa de campo com o auxílio de questionários aplicados aos garimpeiros e a pequenos empresários do setor mineral, sendo esta classificada segundo Bêrni (2002) e Martins (1992) como qualitativa descritiva e por Yin (2001) como estudo de caso. Ao interligar as fases da pesquisa fica evidente que o processo exploratório gera um desequilíbrio no quadro ambiental do município. Dentre os impactos ambientais mais freqüentes e mais visíveis estão à erosão, assoreamento, poeira e resíduos além dos danos causados a saúde dos garimpeiros que trabalham sem proteção e freqüentemente sofrem acidentes por falta de equipamentos. À população também se encontra vulnerável a poluição causada pela mineração. O agravamento de tais impactos teve como conseqüência o envolvimento de vários segmentos da sociedade que seguindo uma tendência nacional agora busca preservar melhor o ambiente em que vive. Assim toda sociedade converge para a mesma conclusão, à necessidade de uma nova política de gestão ambiental que promova a sustentabilidade do ecossistema onde está inserida.
Descrição: Souza, S. M. P. de. Análise socioeconômica e ambiental da extração mineral em Pedra Lavrada: destacando o feldspato. 2011. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3184
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Séfora Maria Porto de Souza.pdfSéfora Maria Porto de Souza8.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.