Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31884
Título: | Conservadorismo e “questão social”: uma análise da produção de conhecimento do serviço social na UEPB no período da ditadura militar |
Autor(es): | Victor, Clara Emanuelly Santos |
Palavras-chave: | Formação profissional Conservadorismo Serviço Social |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Resumo: | A “questão social”, enquanto conceito que comporta as expressões da desigualdade social, teve sua gênese no marco do modo de produção capitalista, e até o alcance do seu estágio monopolista, as respostas de enfretamento destas expressões tinham um cunho principalmente repressivo e o conceito estava voltado para uma perspectiva moral. É no contexto da fase dos monopólios do capitalismo, por determinações políticas e econômicas, que passa a ser feito por um conjunto de serviços de cunho interventivo, as políticas sociais, demandando um profissional frente a essa necessidade, o que veio a ser o surgimento do Serviço Social enquanto profissão. No Brasil, a gênese da profissão e parte de sua trajetória são, historicamente, atravessadas pelo pensamento conservador, seja com aporte religioso ou através de matrizes teórico-metodológicas. Enraizado no “fazer” e no “pensar” profissional, o conservadorismo norteou da visão de mundo ao refletir as questões mais endógenas, como seu objeto de intervenção. Com base em uma pesquisa de cunho documental e bibliográfico, o presente artigo está voltado para a análise da influência do conservadorismo no Serviço Social, com ênfase na apreensão de “questão social” na formação profissional. Através de estudos junto a uma amostra de Trabalhos de conclusão de curso das décadas de 60 e 70, busca-se apreender como as expressões do conservadorismo atravessam as noções dos assistentes sociais acerca da “matéria-prima” da sua atuação. Considerando imprescindível analisar esse momento que é de intensificação do conservadorismo no pais, com o cenário da ditadura militar, e que para a profissão antecede a ruptura com a bagagem “tradicional” e conservadora do Serviço Social, o encontro com a tradição marxista e com uma releitura da “questão social”, avanços que se materializam essencialmente no conquistado Projeto Ético Político. |
Descrição: | VICTOR, Clara Emanuelly Santos. Conservadorismo e “questão social”: uma análise da produção de conhecimento do serviço social na UEPB no período da ditadura militar. 2022, 36f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31884 |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Clara Emanuelly Santos Victor-1 (1).pdf | PDF - Clara Emanuelly Santos Victor | 533.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | 523.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.