Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3190
Título: Produção agroecológica integrada e sustentável no Município de Mogeiro/PB
Autor(es): Souza, Lidiane Karolyne Barbosa de
Palavras-chave: Agricultura familiar - Aspectos econômicos
Desenvolvimento sustentável
Produção agroecológica
Data do documento: 21-Mar-2014
Resumo: Este artigo tem como objetivo geral discutir a importância e a utilização da tecnologia social PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. Um modelo voltado para os pequenos produtores rurais, que tem como objetivo principal a produção diversificada com base na agroecologia. Como objetivos específicos o mesmo ressalta como essa tecnologia é aplicada para maximizar a produção e a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, investiga se tal alternativa valoriza o meio ambiente, possibilitando um desenvolvimento local sustentável, analisa se tal sistema produtivo estimula a comercialização do excedente, gerando renda, promovendo dignidade e igualdade social. Ao contrário da agricultura convencional, que incentiva o uso de pacotes químicos, a produção de hortas circulares, baseada no sistema Mandalla de Produção, possibilita ao agricultor a produção de gêneros alimentícios o ano todo, a partir do armazenamento racional da água, quando esta não existir em sua propriedade, sem o uso de dependentes químicos, além de que o mesmo é de fácil compreensão, e promove de forma prática e abrangente a reaplicação de processos criativos e inovadores de baixo custo operacional, agindo no combate à Fome e à Miséria, pelo uso racional da água e da terra na produção de alimentos, sem desperdício, buscando no trabalho e na cooperação o Resgate da Dignidade Humana pretendido. A tecnologia PAIS contribui também para a promoção do desenvolvimento de ações multiplicativas piloto, de Melhoria da Qualidade de vida, da Produtividade Econômica e do Equilíbrio Ambiental em comunidades rurais, educando a cidade para consumir e capacitando o campo para produzir, além de possibilitar uma consciência ambiental no campo, pois um dos fundamentos do programa é o desenvolvimento sustentável.
Descrição: SOUZA, Lidiane Karolyne Barbosa de.Produção agroecológica integrada e sustentável no Município de Mogeiro/PB. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3190
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane Karolyne Barbosa de Souza.pdfLidiane Karolyne Barbosa de Souza820.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.