Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Flávia Gomes de-
dc.date.accessioned2024-06-27T10:31:41Z-
dc.date.available2024-06-27T10:31:41Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.otherCDD 398.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31910-
dc.descriptionANDRADE, Flávia Gomes de. O cordel na sala de aula do ensino fundamental II: uma proposta com base na sequência básica de Rildo Cosson. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda o gênero literário cordel na sala de aula do ensino fundamental II. Com efeito, se trata de um estudo da pertinência desse gênero para o letramento literário nesta etapa de ensino. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo geral analisar a importância do letramento literário para o trabalho com o cordel na sala de aula do ensino fundamental II. Ainda, tem-se por objetivos específicos: compreender a importância do cordel na formação de leitores críticos; analisar a importância do letramento literário nas aulas de literatura e elaborar uma sequência didática para trabalhar com o cordel na sala de aula, com base na sequência básica de Rildo Cosson. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa para a qual foram utilizados os estudos de autores como: Aguiar e Bordini (1993); Cosson (2021); Marinho e Pinheiro (2012); Soares (2010); Zilberman (2004); dentre outros teóricos. Pretende-se com esta pesquisa contribuir para a difusão de conhecimentos sobre o gênero literário cordel bem como a sua pertinência no ensino e no estímulo ao letramento literário e formação leitora no ensino fundamental II. Espera-se, ainda, que a discussão aqui apresentada informe e desperte nos leitores e estudiosos da área o interesse em desenvolver novas pesquisas que contribuam para agregar novos saberes sobre o tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora. Profa. Dra. Ana Paula Lima Carneiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectcordelpt_BR
dc.subjectletramento literáriopt_BR
dc.subjectensino fundamental llpt_BR
dc.subjectformação leitorapt_BR
dc.titleO cordel na sala de aula do ensino fundamental ll: uma proposta com base na sequência básica de Rildo Cossonpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Gomes de AndradePDF - Flávia Gomes de Andrade1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito103.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.