Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31910
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Flávia Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T10:31:41Z | - |
dc.date.available | 2024-06-27T10:31:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 398.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31910 | - |
dc.description | ANDRADE, Flávia Gomes de. O cordel na sala de aula do ensino fundamental II: uma proposta com base na sequência básica de Rildo Cosson. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda o gênero literário cordel na sala de aula do ensino fundamental II. Com efeito, se trata de um estudo da pertinência desse gênero para o letramento literário nesta etapa de ensino. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo geral analisar a importância do letramento literário para o trabalho com o cordel na sala de aula do ensino fundamental II. Ainda, tem-se por objetivos específicos: compreender a importância do cordel na formação de leitores críticos; analisar a importância do letramento literário nas aulas de literatura e elaborar uma sequência didática para trabalhar com o cordel na sala de aula, com base na sequência básica de Rildo Cosson. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa para a qual foram utilizados os estudos de autores como: Aguiar e Bordini (1993); Cosson (2021); Marinho e Pinheiro (2012); Soares (2010); Zilberman (2004); dentre outros teóricos. Pretende-se com esta pesquisa contribuir para a difusão de conhecimentos sobre o gênero literário cordel bem como a sua pertinência no ensino e no estímulo ao letramento literário e formação leitora no ensino fundamental II. Espera-se, ainda, que a discussão aqui apresentada informe e desperte nos leitores e estudiosos da área o interesse em desenvolver novas pesquisas que contribuam para agregar novos saberes sobre o tema. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora. Profa. Dra. Ana Paula Lima Carneiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | cordel | pt_BR |
dc.subject | letramento literário | pt_BR |
dc.subject | ensino fundamental ll | pt_BR |
dc.subject | formação leitora | pt_BR |
dc.title | O cordel na sala de aula do ensino fundamental ll: uma proposta com base na sequência básica de Rildo Cosson | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Flávia Gomes de Andrade | PDF - Flávia Gomes de Andrade | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 103.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.