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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31911
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Soares, Fabiana de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T10:49:12Z | - |
dc.date.available | 2024-06-27T10:49:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 305.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31911 | - |
dc.description | SOARES, Fabiana de Sousa. Aspectos idiossincráticos de gênero em “mulher nova, bonita e carinhosa”, de Otacílio Batista e Zé Ramalho: uma análise comparativa. 2024. 69 р. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa, investiga-se como a canção e a poesia “Mulher Nova, Bonita e Carinhosa” (1973-1982), de Otacílio Batista e Zé Ramalho, reforçam estereótipos de gênero tradicionais na música popular brasileira. Com isso, adota-se uma abordagem interdisciplinar que compreende a análise da letra, melodia e simbolismo da música, valendo-se de fontes como bibliografias, documentos oficiais e entrevistas como sustentação. Para a fundamentação teórica, autores como: Hooks (2018), Candido (2006a; 2006b), Beauvoir (2016), Perrot (2007), Tinhorão (2010) e Koliver (2013) são utilizados, a fim de aprofundar a compreensão das questões de gênero na música e na poesia. O objetivo primordial deste estudo é realizar uma análise crítica das representações de gênero presentes na canção e poesia, com ênfase na construção da identidade e nas interações sociais, notadamente no âmbito da representação feminina. O escopo visa ampliar a compreensão da relação entre música, literatura e aspectos sociais, bem como desenvolver uma análise comparativa. Espera-se que esta pesquisa contribua para o enriquecimento do entendimento das representações de gênero na música popular brasileira e na poesia, instigando debates sobre as dinâmicas de poder na sociedade contemporânea. Deste modo, a pesquisa revela a evolução da representação feminina na literatura e na MPB, destacando a desconstrução de estereótipos e a promoção da autonomia feminina, refletindo transformações sociais e culturais ao longo do tempo. No entanto, enquanto a poesia de Batista mergulha em referências históricas e mitológicas, a canção de Ramalho concentra-se na idealização da mulher, exaltando sua autonomia e força. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientação: Profa. Dra. Ana Paula Lima Carneiro | pt_BR |
dc.subject | mulher | pt_BR |
dc.subject | identidade | pt_BR |
dc.subject | música | pt_BR |
dc.subject | poesia | pt_BR |
dc.subject | representação | pt_BR |
dc.title | Aspectos idiossincráticos de gênero em “mulher nova, bonita e carinhosa”, de Otacílio Batista e Zé Ramalho: uma análise comparativa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
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