Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31920
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Keyla Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-27T13:14:38Z | - |
dc.date.available | 2024-06-27T13:14:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31920 | - |
dc.description | FARIAS, K. S. A organização do espaço e sua implicação no contexto da educação infantil: o que dizem as crianças. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga a organização do espaço escolar e suas implicações no desenvolvimento de crianças na Educação Infantil, com foco na perspectiva das próprias crianças. O estudo contextualiza a importância da organização do espaço e do tempo na Educação Infantil, baseando-se na legislação brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Ressalta-se a necessidade de um ambiente escolar acolhedor e bem estruturado, que promova o desenvolvimento integral das crianças em aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. A pesquisa é fundamentada em uma revisão bibliográfica qualitativa e uma pesquisa de campo empírica, envolvendo observações participativas e entrevista aplicada a 3 crianças de 5 anos de idade. A estrutura do TCC está dividida em quatro capítulos: Contextualização Histórica e Legal; Metodologia; Protagonismo Infantil e Depoimentos das Crianças. A partir da entrevista aplicada, pode-se perceber que as crianças necessitam de um espaço criativo maior e incentivo a diálogo sobre possíveis melhorias que possam ser úteis dentro da escola a qual fazem parte. A importância de um planejamento eficiente e da colaboração entre pais, responsáveis e a escola é fundamental para garantir um ambiente educativo que favoreça o desenvolvimento integral das crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Espaço escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | A organização do espaço e sua implicação no contexto da educação infantil: o que dizem as crianças | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Keyla Soares de Farias Oliveira.pdf | PDF - Keyla Soares de Farias Oliveira | 795.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 230.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.