Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Keyla Soares de-
dc.date.accessioned2024-06-27T13:14:38Z-
dc.date.available2024-06-27T13:14:38Z-
dc.date.issued2024-06-14-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31920-
dc.descriptionFARIAS, K. S. A organização do espaço e sua implicação no contexto da educação infantil: o que dizem as crianças. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga a organização do espaço escolar e suas implicações no desenvolvimento de crianças na Educação Infantil, com foco na perspectiva das próprias crianças. O estudo contextualiza a importância da organização do espaço e do tempo na Educação Infantil, baseando-se na legislação brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Ressalta-se a necessidade de um ambiente escolar acolhedor e bem estruturado, que promova o desenvolvimento integral das crianças em aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. A pesquisa é fundamentada em uma revisão bibliográfica qualitativa e uma pesquisa de campo empírica, envolvendo observações participativas e entrevista aplicada a 3 crianças de 5 anos de idade. A estrutura do TCC está dividida em quatro capítulos: Contextualização Histórica e Legal; Metodologia; Protagonismo Infantil e Depoimentos das Crianças. A partir da entrevista aplicada, pode-se perceber que as crianças necessitam de um espaço criativo maior e incentivo a diálogo sobre possíveis melhorias que possam ser úteis dentro da escola a qual fazem parte. A importância de um planejamento eficiente e da colaboração entre pais, responsáveis e a escola é fundamental para garantir um ambiente educativo que favoreça o desenvolvimento integral das crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleA organização do espaço e sua implicação no contexto da educação infantil: o que dizem as criançaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Keyla Soares de Farias Oliveira.pdfPDF - Keyla Soares de Farias Oliveira795.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito230.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.