Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Ana Maria Nunes-
dc.date.accessioned2024-06-27T13:17:58Z-
dc.date.available2024-06-27T13:17:58Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.otherCDD 372.6561-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31922-
dc.descriptionBARBOSA, A. M. N. Diário de bordo de estágio supervisionado como recurso reflexivo sobre o ensino de ELE. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo lança luz sobre a prática pedagógica no contexto do Estágio Supervisionado em Ensino de Língua Estrangeira, destacando os Diários de Bordo como ferramenta para a análise aprofundada dos métodos de ensino empregados. A pesquisa visa proporcionar uma compreensão das práticas educacionais, enfatizando a interação entre teoria e prática como elemento central para o desenvolvimento pedagógico. O escopo desta investigação concentra-se na análise dos registros documentados durante o Estágio Supervisionado III, explorando especificamente as experiências e as estratégias de ensino adotadas. A pesquisa delimita-se a dois métodos distintos, Gramática Tradução e Comunicativo, buscando compreender sua implementação e os desafios inerentes ao ensino de ELE. O objetivo geral consiste em analisar as descrições das aulas, dos Diários de Bordo (DB), realizadas no Estágio Supervisionado III, sob os estudos da Linguística Aplicada (LA) sobre os métodos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, tendo como foco os métodos Gramática Tradução (GT) e o método Comunicativo. Para tanto, busca se identificar e compreender os métodos de ensino empregados, enfocando a interação entre teoria e prática. Os objetivos específicos: (i) categorizar os métodos didáticos presentes nos diários de bordo; (ii) analisar as estratégias aplicadas com ênfase conceitual na Gramática de Tradução; (iii) investigar os enfoques do Método Comunicativo e a identificação de desafios e oportunidades de aprimoramento. A fundamentação teórica, de forma resumida, abrange teóricos cujas contribuições são pertinentes à compreensão dos métodos de ensino em foco. Destacam-se, entre outros, a obra A abordagem natural. Aquisição da linguagem na sala de aula de Krashen e Terrell (1987) no contexto do Método Comunicativo, e Abordagens e métodos no ensino de línguas: uma descrição e análise de Richards e Rodgers (1991) no âmbito do Gramática Tradução. A análise dos Diários de Bordo revelou a presença notável dos métodos Gramática Tradução e Comunicativo, evidenciando a ênfase na clareza conceitual no primeiro e os desafios dinâmicos no segundo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Esp. Kaio César Pinheiro da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectEnsino de língua espanholapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titleDiário de bordo de estágio supervisionado como recurso reflexivo sobre o ensino de ELEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA MARIA NUNES BARBOSA.pdfPDF - Ana Maria Nunes Barbosa1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito296.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.