Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31935
Título: | Ensinar e aprender em geografia: a música na construção de uma educação geográfica significativa |
Autor(es): | Silva, Lucas de Oliveira |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem de geografia Música Linguagens didáticas Educação geográfica |
Data do documento: | 18-Jun-2024 |
Resumo: | Perante os desafios que permeiam o âmbito escolar como: a precarização da estrutura física e ausência de materiais didáticos. As práticas de ensino tornam-se cada dia mais desafiadoras para o professor, especialmente para o de Geografia. Por isso, a presente pesquisa tem o propósito de apresentar e desenvolver possibilidades e potencialidades da música, enquanto linguagem didática, para um ensino e aprendizagem de Geografia de maneira mais significativa. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico por meio de artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e livros que abordassem a relação entre Geografia e música na construção do aprendizado. Consonantemente, desenvolvemos uma abordagem metodológica qualitativa de tipologia participativa através de intervenções geográficas musicais realizadas por meio do PIBID/FAPESQ/UEPB/Geografia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) com os estudantes das turmas de 9° ano do Ensino Fundamental (séries finais) e 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, localizada no município de Guarabira – PB. As músicas abordadas foram: “Globalização (bobalização)” para a temática de globalização, “Xote Ecológico” para a de meio ambiente, “Realidade Urbana” para a de urbanização e “Lamento Sertanejo” para a de cidade/campo. Ademais, proporcionamos aos estudantes um espaço para expressarem suas opiniões através de uma nuvem de palavras, desenvolvida na plataforma Mentimeter. A partir disso, evidenciamos por fim os resultados positivos da construção do conhecimento geográfico por meio da música e suas potencialidades para o entendimento das questões geográficas inseridas nas dinâmicas e particularidades do espaço. |
Descrição: | Silva, Lucas de Oliveira. Ensinar e aprender em geografia: a música na construção de uma educação geográfica significativa. 2024. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31935 |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Lucas de Oliveira Silva | TCC- Lucas de Oliveira Silva | 863.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 702.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.