Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31945
Título: Estágio supervisionado e formação docente em geografia: narrativa autobiográfica a partir da vivência dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Pontes, Mayara Gabriely do Nascimento
Palavras-chave: Geografia escolar
Estágio supervisionado
Narrativa docente
Data do documento: 18-Jun-2024
Resumo: O trabalho de conclusão de curso Estágio Supervisionado e Formação docente em Geografia: narrativa autobiográfica a partir da vivência nos anos finais do ensino fundamental, parte das experiências realizadas durante o Estágio Supervisionado em Geografia I e II, momento em que adentrei a realidade escolar e compreendi à prática de ensino da Geografia escolar. Diante disso, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma autobiografia com base no Estágio Supervisionado no ensino Fundamental (anos finais), a fim de compreender o processo de formação docente em Geografia no âmbito acadêmico à prática em sala de aula. Os objetivos específicos se dão em realizar uma reflexão acerca da formação docente em Geografia baseada no currículo do curso de Geografia da UEPB/Campus III; refletir sobre o ensino de Geografia no ensino Fundamental (anos finais) por meio dos documentos curriculares como os PCN (1997) e a BNCC (2018) e discutir sobre as práticas de ensino desenvolvidas durante as etapas de observação e regência do Estágio Supervisionado em Geografia no Ensino Fundamental (anos finais). A realização das etapas supracitadas se deu na escola Ulisses Mauricio de Pontes, localizada no município de Sertãozinho-PB. O aporte metodológico utilizado foi a partir método autobiográfico, em que é possível usufruir de vivências durante a formação docente, neste caso específico, o Estágio Supervisionado. Neste contexto, foi aplicada uma abordagem de cunho qualitativo, a qual permite usar memórias acerca do Estágio e ressignifica-las a partir do método de pesquisa. Em vista disso, objeto de pesquisa deste trabalho, é processo de formação inicial e a influência dela sobre a prática pedagógica em Geografia. Deste modo, pesquisar sobre esta temática me permitiu refletir sobre as práticas de ensino associadas à Geografia escolar, bem como o processo formativo docente. E pude entender como minha formação possibilitou conhecer e assimilar diversos aspectos acerca do ensino para poder desenvolver as práticas de ensino, durante o Estágio Supervisionado.
Descrição: PONTES, Mayara Gabriely do Nascimento. Estágio supervisionado e formação docente em geografia: narrativa autobiográfica a partir da vivência dos anos finais do ensino fundamental. 2024. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31945
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mayara Gabriely do Nascimento PontesTCC - Mayara Gabriely do Nascimento Pontes1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito148.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.