Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3196
Título: Diagnóstico socioambiental e o potencial de captação de água da chuva nas zonas rurais de Pocinhos e Campina Grande
Autor(es): Cabral, Laíse do Nascimento
Palavras-chave: Climatologia
Captação de água
Pluviometria
Data do documento: 24-Mar-2014
Resumo: A escassez de água potável cresce em virtude do aumento populacional e do uso nas atividades agrícola e industrial. A oferta de água potável, nos sítios do km 21, em Campina Grande, e Pedra Redonda, em Pocinhos, PB, locais onde foi realizado este trabalho, não diferem muito de outras zonas rurais do semiárido nordestino, com a sutil diferença da existência de Tanques de Pedra, que são reservatórios naturais de captação e armazenamento de água da chuva. No entanto, a precipitação pluvial é a única fonte de suprimento de água e o elemento do clima de maior variabilidade espacial e temporal. Por isso, houve a necessidade de se estabelecer o regime pluvial potencial de captação de água da chuva e de efetivar um diagnóstico sócio ambiental e hídrico, para os que residem aos arredores desses Tanques, sendo essas determinações os objetivos principais deste trabalho. A partir das séries pluviais mensais e anuais- de Campina Grande e Pocinhos, cedidos pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, Campina Grande, PB, analisaram-se, estatisticamente, utilizando-se distribuições estatísticas de frequência e de medidas de tendência central e dispersão, inclusive das variáveis do diagnóstico. Estabeleceram-se o regime pluvial, a estação chuvosa, a frequência empírica a diferentes níveis de probabilidade, os totais anuais para seis cenários distintos, os volumes potenciais de captação de água da chuva, nos Tanques de Pedras, em 41 casas, no sítio Pedra Redonda, e em 12 do km 21, e o diagnóstico socioambiental e hídrico das citadas comunidades. O diagnóstico socioambiental e hídrico foi aplicado a 67 famílias, com 28 perguntas: faixa etária, grau de instrução, número de filhos, renda, se tem horta, uso da água para cultivo de subsistência, tipo da vegetação, principal atividade agrícola, dentre outras. Os principais resultados mostraram que o regime pluvial é irregular, assimétrico, a mediana é a medida de tendência central recomendada e a estação chuvosa ocorre de março a junho. Os volumes potenciais de captação de água da chuva variam de 133 e 359 litros por m-2, o consumo de água familiar é maior que 300 litros. dia-1, os Tanques de Pedras é a principal fonte de água, para 97,6% dos moradores do sítio Pedra Redonda, a faixa etária dos homens entre 42 e 62 anos, no km 21, é duas vezes maior que a do sítio Pedra Redonda. O índice de instrução é muito baixo, 60% dos homens do km 21 são analfabetos, 85 % das famílias têm filhos e mais de 50% das crianças não vão à escola. A fruticultura é o cultivo de subsistência preferido, 56,1% percebem que há degradação ambiental e água é tratada à base de cloro.
Descrição: Cabral, L. do N. Diagnóstico socioambiental e o potencial de captação de água da chuva nas zonas rurais de Pocinhos e Campina Grande. 2011. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3196
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laíse do Nascimento Cabral.pdfLaíse do Nascimento Cabral2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.