Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32016
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Maria Beatriz Sales | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-02T11:00:15Z | - |
dc.date.available | 2024-07-02T11:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 398.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32016 | - |
dc.description | VIEIRA, Maria Beatriz Sales. Literatura popular no ambiente da sala de aula: caminhos necessários para valorização da cultura através do gênero cordel. 2024. 39p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura é um dos caminhos para a expressividade do ser, e um dos meios da formação da cultura de um povo. Sendo a cultura um conceito amplo de tradições, crenças e costumes de um determinado grupo social, onde ela é repassada através da comunicação oral/escrita ou a imitação das gerações seguintes, assim, a cultura pode ser uma representação de patrimônios socias, tendo a sua existência com a somatória dos padrões de comportamentos humanos. No âmbito da literatura, o gênero cordel é tão presente na cultura popular, tendo a função de um contador de histórias e crenças da própria cultura. Nesse sentindo, o presente trabalho tem como o objetivo geral,apresentar a contribuição da cultura popular, através da literatura de cordel, com base no texto “Reminiscência de mocinha” (2020) da autora Joelna Diniz, como parte necessária para um ensino pautado na valorização e reconhecimento cultural. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, que se fundamenta nas concepções de Adorno (2002), Bourdieu (2013), Luyten (1983), Arantes (1981), e dentre outros autores que nortearam o desenvolvimento da pesquisa. Assim, com os estudos realizados podemos perceber que a cultura popular é um meio para o conhecimento individual ou social que, por mediação dele, adquirimos mais do que aprendizagem artística, mas também histórica, medicinais e dentre outras linhas de conhecimento, o cordel com o seu ar poético ajuda a transferir em sala de aula ensinamentos e sentimentos, bem como a liberdade encontrada na poesia e o despertar do ser humano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientação: Profa. Ma. Maria Karoliny Lima de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | cultura popular | pt_BR |
dc.subject | literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | formação | pt_BR |
dc.subject | reconhecimento | pt_BR |
dc.title | Literatura popular no ambiente da sala de aula | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Beatriz Sales Vieira | PDF - Maria Beatriz Sales Vieira | 360.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 371.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.