Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Cláudia Lima da-
dc.date.accessioned2024-07-04T12:14:19Z-
dc.date.available2024-07-04T12:14:19Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32074-
dc.descriptionSILVA, Ana Cláudia Lima da. Literatura infanto-juvenil e ensino: contribuições da obra Marta: a menina que descobriu o futebol (2021)", de Daiana Targino / Ana Cláudia Lima da Silva 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024.pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa, propomos uma abordagem didática para a literatura infanto-juvenil, destacando a obra “Marta: A Menina que Descobriu o Futebol (2021)”, de Daiana Targino como uma ferramenta fundamental para a formação do aluno-leitor e para a compreensão de temas sociais. Ao narrar a trajetória de Marta, uma jovem que encontra no futebol sua paixão e se torna a melhor jogadora do mundo, esta obra tem o potencial de estimular o prazer pela leitura e de desenvolver a sensibilidade e o senso crítico dos alunos. Este estudo é embasado em uma abordagem qualitativa, bibliográfica, apoiada nos pressupostos teóricos Cosson (2014), Soares (2006), Lajolo (1944), entre outros. A metodologia selecionada é fundamentada na análise de fontes bibliográficas relevantes. Apresentamos reflexões sobre o ensino de literatura e propomos um modelo educacional sob a perspectiva do letramento literário, tendo como ponto central a obra mencionada. Observamos que a obra analisada desempenha um papel significativo na formação leitora dos alunos, especificamente, os 8º anos do ensino fundamental II, alvo das reflexões nesse estudo, levando-os à reflexão sobre questões contemporâneas e incentivando o compartilhamento de experiências de vida. Com base na análise crítica apresentada, concluímos que o trabalho com a literatura infanto-juvenil deve ser contínuo, cuidadosamente planejado e extrapolar os limites da sala de aula. É fundamental promover uma abordagem que torne a leitura uma experiência prazerosa e que favoreça o diálogo entre o texto literário e o leitor, especialmente quando se trata do público infanto-juvenil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientação: Profa. Ma. Maria Karoliny Lima de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectformação do leitorpt_BR
dc.subjectliteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.titleLitertura infanto-juvenil e ensino: contribuições da obra "Marta: a menina que descobriu o futebol (2021)", de Daiana Targinopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ANA CLÁUDIA LIMA DA SILVA.pdfPDF - Ana Cláudia Lima da Silva817.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfPDF - Termo de Depósito392.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.