Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32083
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Revoredo, Hugo Freire Martins | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T15:57:00Z | - |
dc.date.available | 2024-07-04T15:57:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 379.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32083 | - |
dc.description | REVOREDO, Hugo Freire Martins. Administração pública e sua contribuição à educação: um estudo preliminar. 2024. 33f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo reflete sobre a contribuição da Administração Pública para a Educação. Tem como intuito discutir o nível de conhecimento e o preparo dos gestores educacionais em relação aos processos de aquisição de bens e serviços no âmbito da administração pública municipal. Quanto aos objetivos específicos, tem-se: a) Mapear as mudanças ocorridas nos processos de aquisição de bens e serviços pelo poder público municipal; b) Identificar os avanços e as melhorias no sistema educacional a partir da atuação dos gestores escolares; c) Identificar os limites encontrados pelos gestores municipais na execução dos processos de aquisição de bens e serviços; d) Construir uma compreensão acerca do financiamento da educação, aprimorando a compreensão sobre as ferramentas de gestão e transparência na administração pública. Nesse viés a pesquisa partiu da seguinte questão problema: Qual o conhecimento dos(as) gestores(as) escolares acerca dos processos de aquisição de bens e serviços pela educação pública municipal? A metodologia utilizada se pautou em um estudo descritivo, através de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em: Mello (2009), Wastowski (2022), Abrucio (2018), Pereira (2010), Medeiros (2013), Matias (2010), Pinto (2008), entre outros. O estudo apresentou a relação entre a administração pública e o sistema educacional, por meio de entrevistas qualitativas com gestores escolares, buscando compreender os desafios, oportunidades e áreas de melhoria na gestão pública da educação. Os resultados destacam a necessidade de uma gestão eficiente e estratégica, a aplicação de investimentos contínuos em formação profissional e na infraestrutura escolar, bem como a importância da colaboração entre diferentes níveis de governo e da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas educacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Verônica Pessôa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Princípios constitucionais | pt_BR |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.title | Administração pública e sua contribuição à educação: um estudo preliminar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Hugo Freire Martins Revoredo | TCC - Hugo Freire Martins Revoredo | 477.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 154.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.