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dc.contributor.authorRevoredo, Hugo Freire Martins-
dc.date.accessioned2024-07-04T15:57:00Z-
dc.date.available2024-07-04T15:57:00Z-
dc.date.issued2024-06-12-
dc.identifier.otherCDD 379.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32083-
dc.descriptionREVOREDO, Hugo Freire Martins. Administração pública e sua contribuição à educação: um estudo preliminar. 2024. 33f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo reflete sobre a contribuição da Administração Pública para a Educação. Tem como intuito discutir o nível de conhecimento e o preparo dos gestores educacionais em relação aos processos de aquisição de bens e serviços no âmbito da administração pública municipal. Quanto aos objetivos específicos, tem-se: a) Mapear as mudanças ocorridas nos processos de aquisição de bens e serviços pelo poder público municipal; b) Identificar os avanços e as melhorias no sistema educacional a partir da atuação dos gestores escolares; c) Identificar os limites encontrados pelos gestores municipais na execução dos processos de aquisição de bens e serviços; d) Construir uma compreensão acerca do financiamento da educação, aprimorando a compreensão sobre as ferramentas de gestão e transparência na administração pública. Nesse viés a pesquisa partiu da seguinte questão problema: Qual o conhecimento dos(as) gestores(as) escolares acerca dos processos de aquisição de bens e serviços pela educação pública municipal? A metodologia utilizada se pautou em um estudo descritivo, através de uma pesquisa bibliográfica fundamentada em: Mello (2009), Wastowski (2022), Abrucio (2018), Pereira (2010), Medeiros (2013), Matias (2010), Pinto (2008), entre outros. O estudo apresentou a relação entre a administração pública e o sistema educacional, por meio de entrevistas qualitativas com gestores escolares, buscando compreender os desafios, oportunidades e áreas de melhoria na gestão pública da educação. Os resultados destacam a necessidade de uma gestão eficiente e estratégica, a aplicação de investimentos contínuos em formação profissional e na infraestrutura escolar, bem como a importância da colaboração entre diferentes níveis de governo e da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas educacionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Verônica Pessôa da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectPrincípios constitucionaispt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.titleAdministração pública e sua contribuição à educação: um estudo preliminarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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