Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32088
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Adeilza Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T16:56:28Z | - |
dc.date.available | 2024-07-04T16:56:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.61 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32088 | - |
dc.description | SILVA. Adeilza Soares da. Considerações sobre o ensino dos advérbios no livro didático de língua portuguesa. uma abordagem no fundamental II. 2024. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Aos nos referimos ao ensino de gramática logo somos levados a pensar em como as classes de palavras estão sendo abordadas em sala de aula, como também a utilização do livro didático para o ensino. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo compreender a abordagem da classe gramatical dos advérbios em Livros Didáticos (LD) do Ensino Fundamental II, tomando como base autores como Antunes (2003), Castilho (2014), Cegalla (2008), Gorski e Freitag (2007), Possenti (2011), Travaglia (2002), dentre outros que tratam do tema. A metodologia utilizada para a pesquisa possui caráter qualitativo, documental e interpretativo, por trazer informações contidas nos livros didáticos estudados e ter como suporte pesquisas bibliográficas. Dentre os LD estudados, dois volumes foram analisados de maneira detalhada, os livros do 7º e 8º anos da coleção Tecendo Linguagens, das autoras Oliveira e Araújo, publicados pela editora IBEP no ano de 2018. Ao realizar a análise dos LD, pôde-se constatar que mesmo com todos os estudos que enfatizam a importância de uma prática docente voltada para o ensino que leve o aluno a refletir, ainda se faz muito presente o ensino de regras e normas trazidas pela gramática normativa, assim sendo reforçado o ensino metalinguístico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Jordão Joanes Dantas da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Advérbios | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de gramática | pt_BR |
dc.title | Considerações sobre o ensino dos advérbios no livro didático de língua portuguesa: uma abordagem no fundamental Il | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Adeilza Soares da Silva.pdf | PDF - Adeilza Soares da Silva | 9.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 421.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.